Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública

Em consonância com as ações desenvolvidas pela Câmara de Gestão Pública do CFA, em 2019, o CRA-ES criou a Câmara Temática de Inovação na Gestão Pública com o intuito de difundir os conhecimentos e boas práticas de Gestão, assim como a difusão da ciência da administração na área pública. A Câmara possui um importante papel, principalmente na capacitação de profissionais da administração que atuam nesta área.  

cip-vetor-cra-es-05

 

Para atingir este objetivo foram estabelecidas importantes parcerias com entidades como o Sebrae-ES, Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Espírito Santo (Fesmad) e Tribunal de Contas, que prontamente entenderam a importância do trabalho e indicaram profissionais para participarem deste importante grupo de trabalho. 

A Câmara possui como atividade norteadora a disseminação do IGM/CFA. Em novembro de 2019, em parceria com o CFA, realizou o Workshop de Gestão Pública, na sede do CRA-ES. A capacitação foi destinada aos profissionais registrados, que conheceram o Índice de Gestão Municipal para posterior aplicação nos municípios e empresas interessadas.  

cip-vetor-cra-es-07
cip-vetor-cra-es-03

Ainda em novembro, o IGM foi apresentado pelo Adm. Fábio Macêdo e equipe da CGP no 8º Congresso Gestão das Cidades, realizado pela Amunes. Em um primeiro momento, o IGM foi apresentado em palestra destinada aos Prefeitos, Secretários de Administração dos municípios capixabas e demais autoridades públicas presentes. No segundo dia de evento, a capacitação foi destinada aos Secretários de Administração e Servidores Públicos indicados pelos Prefeitos para atuação como Consultores Internos.

Além das ocasiões acima, o IGM/CFA foi apresentado em diversas reuniões do Fesmad a todos os secretários de Administração dos municípios capixabas, tanto em eventos presenciais como por meio de ferramentas digitais. Esse trabalho orientativo permanece ao longo de 2021.
No final de 2020, a Câmara de Inovação na Gestão Pública realizou evento pós-eleições com o Adm. Daniel Annemberg sobre inovação na gestão pública. Além dos eventos, periodicamente, o CRA-ES faz publicações sobre o IGM/CFA em suas redes sociais e site. Recentemente, divulgou o lançamento do IGM-CFA 2020 e compartilhou a cartilha IGM-CFA nas eleições municipais (Guia para Imprensa).
Em 2021, a Câmara se organizou para atuar com base em 4 eixos estratégicos: Estímulo à inovação na gestão pública, Apoio ao desenvolvimento da gestão pública municipal, Capacitação para inovação na gestão pública e Produção de conteúdo sobre inovação na gestão pública.

Adm Manoel Carlos | Coordenador da Câmara | Administrador. Mestre em Psicologia. Especialista em Gestão pela Qualidade. Servidor público e gestor de projetos de Inovação. Pesquisador em comportamento, cultura e clima organizacional. Criador do Prêmio Inoves e vencedor do Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública. Recebeu Comenda Ordem do Mérito Loren Reno, em 2016.

Adm. Robson Brandão Neves | Administrador. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Atua como gerente de Encaminhamento ao Mercado na Prefeitura de Vitória. Conselheiro no Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da (Compem/ Findes). Membro fundador da Fecaje. Atuou como gerente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor. Fundador do CRA-Jovem.

Adm. Fabrine Schwanz Dias | Administradora, especialista em Gestão Pública e Contabilidade. Atua na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Políticas Públicas, Gestão Pública, Planejamento Estratégico e Compras Governamentais. Coordena o Programa de Acesso à Justiça para Ministério Público Estadual (MPE).

Adm. Flávio Celso Santos Rosa | Administrador; Diretor Administrativo e Financeiro e Conselheiro do CRA-ES; Micro empresário; Consultor Trabalhista, Previdenciário e Perito Judicial, Consultor do Sebrae-ES com expertise em Planejamento Empresarial, Planejamento Estratégico e Recursos Humanos.

Adm. Antônio José Gonçalves de Siqueira | Administrador; Especialista em Gestão Pública Municipal; Técnico em Contabilidade. Atua em diversos órgãos públicos no âmbito federal, estadual e municipal, nas áreas de: consultoria em gestão, seleção, recrutamento e treinamento de pessoas, organização administrativa, cargos e salários, avaliação de desempenho, administração e controle patrimonial, planejamento e projeções orçamentárias e financeiras.

Adm. Leanderson Cordeiro dos Santos | Administrador. Mestrado em Administração. Especialista em Economia Empresarial. Técnico em Informática. Atua no Tribunal de Contas na área de Planejamento, gestão de projetos, gestão de processos e orçamento

Adm. Marcela Rocha Haase Uhlig | Administradora. Mestre em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas; Professora Universitária; Assessora de Eventos e Treinamentos no Instituto de Administração – IAES, do CRA-ES.

Adm. Jumara Aparecida Ferreira Martins | Mestre em Contabilidade Gerencial; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; Especialista em Controladoria e Finanças; Professora Universitária e Gerente de Gestão de Pessoas.

Adm. Fernanda Poleze |  Micro empresária; MBA em Gestão com ênfase em Desenvolvimento de Pessoas; Especialista em Gestão por Competências, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Secretária Executiva do Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do ES – FESMAD; Secretária Executiva do Fórum Estadual de Procuradores Gerais dos Municípios do ES – FEPROG.

Adm. Bruno Teófilo de Araújo | Prefeito do Município de Pedro Canário (2017/2020); Gestor Presidente do Consórcio Prodnorte (2019/2020); Empresário Auto Center 5 Estrelas (1999 a 2016); Gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) 2009 a 2012.

Tecgo. Edileide Felipe da Fonseca 

Maria Emanuela Alves Pedroso 

Últimas Notícias – Gestão Pública  

Operação Assepsia: CRA-ES procurou intervir

Conselho pediu retificação do edital, mas pedido foi desconsiderado A operação Assepsia, deflagrada pelo Ministério Público do Espírito Santo ...
Leia Mais

Sem atestado de capacidade técnica órgãos públicos correm risco

Os órgãos públicos precisam requisitar, em seus procedimentos licitatórios, os atestados de capacidade técnica capacidade técnica certificados  pelo CRA para ...
Leia Mais

CFA lança Agenda de Gestão Municipal

O Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), lançou hoje, 4, em Brasília, ...
Leia Mais

Programa de Capacitação em MPEs: conheça os Regionais sorteados

Os Conselhos Regionais de Administração do Amazonas, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio Grande do ...
Leia Mais

O projeto IGM/CFA visa mensurar a qualidade da gestão pública

O ÍNDICE CFA DE GOVERNANÇA MUNICIPAL (IGM-CFA) O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA consiste em uma métrica ...
Leia Mais

Novos cursos para Profissionais da Administração

A Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm) oferece mais dois cursos dentro do Programa CFA de Educação. Um é sobre ...
Leia Mais

IGM/CFA

O IGM consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O índice reúne dados extraídos de bases públicas como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS).

Eventos e Capacitações – Gestão Pública

Sem eventos no momento

Dúvidas?

Estamos disponíveis,  de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h, no chat ou whatsapp. Se preferir, preencha o formulário com seu questionamento, que logo entraremos em contato.


Contato