Você está visualizando atualmente Câmara dos Deputados faz homenagem aos profissionais de Administração

Câmara dos Deputados faz homenagem aos profissionais de Administração

O plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, ficou lotado na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro, para prestigiar a Sessão Solene em homenagem do Dia do Profissional de Administração. O evento, proposto pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA), reuniu conselheiros federais, conselheiros regionais e presidentes do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), além de profissionais e estudantes do curso de administração de diversas instituições de ensino da capital federal.

No início da sessão, Hildo deu boas vindas ao público e, sem seguida, leu o discurso preparado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. De acordo com o texto do líder daquela casa legislativa, “a ciência da administração é a chave de prosperidade para qualquer país.”.

Hildo também fez um pronunciamento em homenagem aos profissionais de administração. Segundo o parlamentar, a carreira de administrador é uma das mais importantes do Brasil. Ele, que também é administrador, diz conhecer o trabalho e o comprometimento dos administradores para a o crescimento e o progresso de toda a sociedade brasileira.

Em seguida, conselheiros do Sistema CFA/CRAs foram à tribuna para fazer suas homenagens. Representando as mulheres administradoras, a diretora de Formação Profissional do CFA, Cláudia de Salles Stadtlober, destacou o “papel fundamental do profissional de administração na gestão pública” e ressaltou o trabalho do CFA para capacitar profissionais para atuarem nas micro e pequenas empresas.

O diretor de Fiscalização e Registro, Carlos Alberto Ferreira Júnior, fez uma convocação a “nação de administradores” ao se referir aos quase quatro milhões de bacharéis de administração formados no país. Ele falou da importância da regulamentação da profissão, mas destacou a situação delicada que a administração e outras profissões estão vivendo. “Há uma movimentação para a desregulamentação das profissões. A gente não está aqui para fazer corporativismo, mas chega de amadores ocupando o espaço do administrador”, destacou.

Um dos assuntos mais citados na sessão solene foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/2019. O presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Udenir Silva, comentou que recebeu a informação da PEC com espanto. “Visível é o esforço do atual Governo em melhorar a gestão pública de nosso País. Mas esta PEC anda na contramão destes esforços. Analisando seu conteúdo, concluímos que a aprovação da proposta inviabilizaria a atuação dos Conselhos impossibilitando a realização da fiscalização do exercício legal das profissões, a cargo dos conselhos”, ressaltou o administrador, reforçando que “os conselhos profissionais são os guardiões dos interesses da sociedade ao passo que a protegem de maus profissionais ou de empresas que atuam as margens da lei!”.

Para o deputado Eli Dias Borges (SD-TO), “administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes”.  Os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração do Maranhão e da Bahia (CRA-MA/CRA-BA), José Samuel Miranda de Melo Júnior e Tânia Dias, respectivamente, também discursaram no púlpito do plenário da Câmara dos Deputados. Samuel ratificou as falas anteriores e também reforçou a preocupação com a PEC 108. Já Tânia enalteceu o papel das mulheres administradoras. “Agradeço a participação e parabenizo todos os profissionais e estudantes de administração de todo país”, disse.

Por fim, a tribuna do plenário recebeu o presidente do CFA, Mauro Kreuz. Ele também mostrou preocupação com a PEC 108. “Não podemos permitir que ela acabe com 33 profissões regulamentadas. Isso não pode avançar”, afirmou o presidente. Para o administrador, não nenhuma organização, seja pública ou privada, que viva sem a administração. “Termino agradecendo ao meio milhão de profissionais de administração deste país pelos 54 anos da profissão”, finalizou o presidente do CFA.

A sessão solene contou com a participação de estudantes de administração das faculdades LS, Anhanguera, Uniplan e UniCeub. A estudante Jaqueline Costa, aluna do último período do curso de administração, falou da expectativa que tem com a profissão. “No próximo ano, quero entrar no mercado de trabalho e também começarei a estudar para concurso público”, avisou. 

O evento foi transmitido, ao vivo, pela TV Câmara. Para conferir, clique aqui.

FONTE: ASSESSORIA CFA