Você está visualizando atualmente ARTIGO ADM | Condomínios e Empregabilidade: Perspectivas 2022

ARTIGO ADM | Condomínios e Empregabilidade: Perspectivas 2022

Adm. Robson Brandão Neves, CRA-ES 13104, Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ES

O ano começou e temos que falar sobre o mercado de trabalho e em paralelo a pandemia e seus impactos no cotidiano. Estamos em tempo de adequações e readequações; estamos em tempo de assimilar, absorver e praticar novas posturas e vocabulários, por exemplo: home office, trabalho híbrido, tecnologia, transformação digital, coworkings etc., esses e tantos outros termos se tornaram comuns.

Construir, desconstruir e novamente construir ou aperfeiçoar métodos se tornou uma constante nesta nova realidade. Isso se deve ao fato de um contraponto: ao mesmo tempo que temos o avanço na imunização através das vacinas, estão surgindo novas variantes do vírus fazendo com que mudemos constantemente a ambiência no mercado de trabalho seja através de iniciativas das empresas ou das legislações impostas.

No mercado de trabalho condominial este cenário também é uma realidade, ressaltando a importância deste segmento para a economia local, regional e nacional, gerando empregos e renda, enfim tem seu impacto muito positivo no PIB.

Estamos em tempos desafiadores, que exige do trabalhador características comportamentais prontas ou apuradas.

Mais do que nunca a pandemia nos fez rever e reaver conteúdos técnicos. Neste contexto está a importância da qualificação ou requalificação profissional. Para os profissionais, o aprimoramento de conhecimentos e competências é fundamental para manter-se competitivo no mercado de trabalho, enquanto o desenvolvimento de novas habilidades pode ser a oportunidade de mudar a rota profissional.

Em se tratando de gestão condominial, é fato que o segmento também está passando por um período desafiador nos últimos anos, tendo que se reinventar e se adaptar às novas regras impostas pela pandemia, exigindo uma série de transformações quando falamos em recursos humanos, principalmente.

A necessidade de adoção de novos modelos de trabalho – de uma hora para outra, fazendo com que se adaptem ou se flexibilizem estruturalmente com novas condições. Isso tudo alinhado à nova realidade dos condôminos e suas expectativas.

Contudo, uma boa gestão é fundamental para que funcionários e condôminos, tenham uma boa convivência. Para isso a importância de um síndico ou síndica e administradora estar devidamente habilitada para gerir com competência e excelência.

Isso vai além do conhecer e praticar o regimento interno. É ter inteligência emocional para lidar com conflitos, por exemplo. É ter conhecimento e sabedoria para aplicar a Ciência da Administração, em todas as suas direções.

Com uma liderança capacitada e pronta muitos gargalos serão resolvidos, inclusive praticando uma gestão de pessoas consciente seja do ponto de vista dos seus colaboradores: fazendo uma contratação necessária e eficiente, retendo talentos; seja do ponto de vista operacional: buscando novas ferramentas digitais, tecnologias ou equipamentos para bom andamento dos trabalhos diários. Isso tudo para entregar um ótimo serviço ao cliente final: o condômino.

 

Ao trabalhador que busca uma oportunidade neste forte segmento seguem algumas dicas para se colocar ou se recolocar:

– qualificação ou requalificar; elaborar um currículo coerente e claro;

– esteja preparado para o momento da entrevista; estabeleça boas relações com pessoas, troca de experiências e conhecimentos, se ajude e colabore com o próximo;

– isso se chama networking; fique atento às agências de emprego ou mesmo às redes sociais, nelas podem estar a sua oportunidade de trabalho.

Com estas dicas e com seu bom senso suas chances de ter sucesso na busca pelo emprego com certeza serão prósperas.