Na tarde desta terça-feira, 9 de setembro, o Conselho Federal de Administração (CFA) realizou uma sessão solene em celebração ao Dia do Profissional de Administração que, em 2025, celebra 60anos. O evento, realizado na área externa da sede do CFA, reuniu conselheiros federais, presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e colaboradores do Sistema CFA/CRAs, em um encontro marcado por simbolismo, reconhecimento e emoção.
O evento teve início com a a entrada das bandeiras, que trouxe ainda mais significado ao ato cívico. O administrador Rui Ribeiro, que é conselheiro federal licenciado pelo Distrito Federal, conduziu a bandeira do Brasil.
Representando o CRA-DF, a colaboradora Nely Garcia Branco, entrou com a bandeira do Distrito Federal. Já a conselheira federal por Mato Grosso, Keila Cardoso dos Santos Furquim, foi responsável por carregar a bandeira da Administração. Finalizando o cortejo, o colaborador mais antigo e a colaboradora mais nova do CFA, Gutemberg e Tamires, respectivamente, entraram com a bandeira comemorativa dos 60 anos da Administração.
Em sequência, a banda do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) do Exército Brasileiro, que deu um tom solene às comemorações com a execução do Hino Nacional Brasileiro e uma apresentação de ordem unida dos granadeiros do Batalhão Duque de Caxias do BGP.
Para o diretor Administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa, o Xikyn, a palavra de ordem é gratidão.
“Gratidão e honra por ter vocês todos aqui conosco, em especial o nosso amigo Rui Ribeiro, que tem uma trajetória muito bacana. A sua digital está marcada na trajetória do Sistema CFA/CRAs.”, destacou.
Ele aproveitou, ainda, para agradecer todos os presidentes e conselheiros presentes na solenidade. “Muito obrigado a todos por fazerem tantas ações em prol da valorização e defesa da nossa profissão”, disse.
Jubileu de Diamante da Administração
O vice-presidente do CFA e Coordenador da Comissão do Jubileu de Diamante da Administração, Adm. Gilmar Camargo, também agradeceu a presença de todos e, na oportunidade, falou das ações e eventos alusivos aos 60 anos da Administração.
“Para celebrar a história da nossa profissão, nos dedicamos a organizar os eventos festivos, que este ano rodam o Brasil inteiro, nos quatro cantos do país. Eu, como coordenador do Jubileu de Diamante da profissão, me sinto lisonjeado em acompanhar o desenvolvimento profissional de cada um, assim como a entrega para tornar este e outros tantos eventos possíveis”, afirmou.
Gilmar fez questão de ressaltar que, na noite desta terça-feira, 9 de setembro, Dia do Profissional de Administração, mais de cem monumentos espalhados pelo Brasil serão iluminados em azul, cor símbolo da profissão.
Passado e futuro
Em seu discurso, o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, falou que, apesar de ter apenas 60 anos, a Administração é uma ciência milenar.
“Todos os empreendimentos humanos, tenho dito, sempre teve a ciência da administração. É a gestão, é o planejamento, é o controle, é a inovação, é o empreendedorismo”, comentou.
Para Leonardo, os profissionais de Administração são essenciais para a geração de emprego e renda.
“Eu sempre tenho dito que, para criação de boas e novas políticas públicas, que possam trazer o bem à sociedade e o engrandecimento da nossa nação, a Administração está presente. É, portanto, com essa missão, que nós estamos comemorando os nossos 60 anos”, completou o presidente.
Por todo o país, o Sistema CFA/CRAs realizou – e ainda realizará – vários eventos alusivos ao Jubileu de Diamante da Administração. Em todos eles reflete-se o passado e o futuro da profissão.
“O que fizemos nesses 60 anos, o que nós podemos melhorar e onde nós podemos avançar? São questionamentos que estamos fazendo por todo o país. É o momento de projetar o nosso futuro e o nosso futuro é lindo!”, disse.
Homenagens
A solenidade foi marcada por homenagens. Na ocasião, os presidentes dos Conselhos Regionais e os colaboradores do CFA que marcaram as últimas seis décadas receberam a medalha do Jubileu de Diamante da Administração e um certificado.
Os colaboradores do CFA homenageados foram escolhidos pelos próprios colegas como exemplos de dedicação, profissionalismo e compromisso em diferentes períodos da história da autarquia. Confira, abaixo, a relação dos colaboradores homenageados.
- Benedita Alves Pimentel – reconhecimento pela contribuição entre 1968 e 1979.
- Ângela Maria Lopes dos Santos – reconhecimento pela contribuição entre 1980 e 1989.
- José Carlos de Araújo Ferreira – reconhecimento pela contribuição entre 1990 e 1999.
- Givanildo Pereira da Silva – reconhecimento pela contribuição entre 2000 e 2009.
- Gabriel Heleno Gonçalves da Silva – reconhecimento pela contribuição entre 2010 e 2019.
- Adriana Mesquita do Nascimento – reconhecimento pela contribuição entre 2020 e 2025.
Assessoria de Comunicação CFA