No momento, você está visualizando Senado Federal promove sessão solene comemorativa aos 60 anos da Administração no Brasil

Senado Federal promove sessão solene comemorativa aos 60 anos da Administração no Brasil

A celebração foi convocada pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) em reconhecimento à contribuição dos administradores para o desenvolvimento do país 

O Plenário do Senado Federal recebeu nesta terça-feira, 9 de setembro, a comitiva de administradores do Sistema CFA/CRAs, estudantes e profissionais da Administração para a sessão especial celebrativa ao Jubileu de Diamante da profissão. Na data que marca os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil, o evento prestou reconhecimento às contribuições dos administradores para o desenvolvimento de diversos setores do país. 

A celebração atendeu ao requerimento do senador Izalci Lucas (PL-DF), que destacou o marco como um momento de homenagem e reflexão sobre o papel da ciência da Administração e seus profissionais. Segundo o parlamentar, não é qualquer instituição que consegue chegar aos seus 60 anos, o que torna essa celebração ainda mais importante. 

“Quanto tudo está funcionando perfeitamente bem, é complicado perceber que isso só foi possível, pois houve um profissional da Administração trabalhando. O trabalho do administrador está em tudo. E hoje é dia de celebrar essa profissão que muitas vezes não está nos holofotes, mas está presente em tudo que envolve a nossa economia e sociedade”, disse. 

História em evolução

O presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo saudou todos os membros do Sistema, entre eles, conselheiros, presidentes e profissionais administradores, homens e mulheres, que contribuíram e continuam a construir a história da Administração. Em sua fala, ele ainda aproveitou para cumprimentar os parlamentares Izalci Lucas e o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL-TO), pela lembrança e promoção da celebração na casa legislativa. 

“Todos esses profissionais aqui presentes escreveram capítulos fundamentais da história e se dedicam todos os dias para o engrandecimento da nossa profissão. Cada um de vocês deixou um legado que é parte indissociável dos 60 anos da administração no Brasil”, enfatizou. 

Os 60 anos de história da profissão caminham junto com a evolução do País, e a Administração tornou-se uma ciência necessária em todos os setores da sociedade. Durante o seu discurso, o presidente Leonardo celebrou esse crescimento diário e a consolidação desta como uma das profissões mais essenciais para o desenvolvimento nacional. 

“Não há como celebrar o presente sem olhar para o passado. As experiências, aprendizados, lutas e conquistas de ontem são o alicerce que nos sustentam hoje. Honrar essa trajetória também é um ato de justiça e de gratidão”, completou. 

Celebração e afirmação do compromisso 

O coordenador do Jubileu de Diamante e vice-presidente do CFA, Gilmar Camargo, comunicou sobre a agenda celebrativa e de debates a respeito do passado, presente e futuro da Administração, executada em todas as regiões do país. Além das sessões solenes nas Câmaras Municipais, Assembleias, Senado Federal e Câmara dos Deputados, a agenda dos 60 anos da Administração contou com grandes eventos, como o Encontro Nacional de Administração (ENBRA), realizado em junho em Belém-PA e o Fórum Internacional de Administração (FIA), marcado para os dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025. 

Em todas as atividades, tivemos a preocupação de discutir a Administração profissional como uma forma de contribuir para um país mais justo, diverso e eficiente, afinal, a Administração profissional nasceu para combater o improviso e o amadorismo que imperavam na gestão pública e privada antes da regulamentação da profissão”, explicou.  

Em sua fala, Gilmar ainda enfatizou a busca constante dos Conselhos Federal e Regionais pela profissionalização das instituições do segmento privado e público, já que a expertise dos profissionais da Administração sempre foi decisiva para a eficiência e entrega do serviço para a população. 

“Nos consolidamos como profissionais estratégicos para as organizações e para o desenvolvimento nacional, seja para administrar com eficiência e garantir resultado, ou para identificarmos os desvios e desperdícios, somos nós os profissionais formados para a tarefa de gestão”, completou. 

Homenagem e entrega de medalhas 

Também compuseram a mesa da solenidade a vice-diretora de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Keila Cardoso dos Santos Furquim (MT); o diretor administrativo e Financeiro do CFA, Adm. Francisco Almeida da Costa (Xikim); o presidente do CRA-DF, Adm. Hélio Queiroz da Silva,bem como o senador e coautor do requerimento da sessão solene, Alan Rick (União- AC).

Ao final da sessão, foram entregues as medalhas e certificados em homenagem e reconhecimento aos parlamentares Izalci Lucas (PL-DF), Alan Rick (União- AC), Eduardo Gomes (PL-TO) e ao ex-senador Agripino Maia (União-RN), pela contribuição e apoio significativo para o fortalecimento da profissão ao longo desses 60 anos. 

 


Ana Paula Sousa

Assessoria de Comunicação CFA