Com auditório cheio e alto nível de engajamento, o encontro “Café & Gestão: O Papel da Liderança na Gestão dos Riscos Psicossociais”, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) no dia 10 de julho, reuniu aproximadamente 100 participantes, entre empresários, gestores, profissionais de Recursos Humanos e responsáveis técnicos de empresas registradas.
Promovido pela Câmara Temática de Recursos Humanos, o evento foi um sucesso e reforça a relevância do tema saúde mental no contexto corporativo. A iniciativa dá continuidade ao debate iniciado em maio sobre a nova NR-01, aprofundando agora o papel estratégico da liderança na construção de ambientes psicologicamente seguros.
A abertura institucional foi conduzida pelo Adm. Flávio Celso Santos Rosa, presidente do CRA-ES, que destacou o compromisso da autarquia em promover espaços de reflexão e qualificação sobre temas estratégicos para as organizações, como a gestão dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Ao longo da programação, os participantes foram conduzidos por quatro momentos interativos: abertura com foco na escuta ativa, reflexão sobre o impacto do esgotamento emocional nas lideranças, estratégias de prevenção e acolhimento de riscos psicossociais e, por fim, a construção de segurança psicológica nas relações de trabalho. A abordagem prática e sensível à realidade das organizações foi conduzida pela psicóloga Gisele Queiroz, especialista em Liderança e Desenvolvimento Humano, com mediação do Adm. Kleber Alves, coordenador da Câmara de RH do CRA-ES.
Além do conteúdo técnico, o evento promoveu um café de relacionamento às 8h30, fortalecendo o networking entre os presentes.
Durante o credenciamento, os participantes também contribuíram com alimentos não perecíveis, somando-se ao Desafio Solidário, ação nacional do Sistema CFA/CRAs em comemoração aos 60 anos da Administração. As doações serão destinadas a instituições capixabas, reafirmando o compromisso da profissão com o bem-estar social.