LICENÇA E CANCELAMENTO

Pessoa Jurídica

Sua empresa não está atuando na área ou encerrou suas atividades no campo da Administração? Saiba como proceder!

A empresa que está com suas atividades paralisadas pode requerer a licença junto ao CRA-ES, por prazo de até 1 ano, com isenção do pagamento da anuidade no período que permanecer em Licença. Nesse período, ficará impedida de exercer qualquer atividade na área de atuação do Administrador.

A empresa em que restar comprovada a cessação da exploração das atividades de Administração, poderá requerer o cancelamento do seu registro.

importante

A licença e o cancelamento do registro não implica na exclusão dos débitos perante o CRA.

Antes de requerer a licença ou o cancelamento, verifique a situação financeira de sua empresa. Caso existam débitos, a empresa torna-se inadimplente junto ao Conselho e sua dívida passa a acumular multa, juros e correção monetária referentes ao período que perdurar o atraso.

como solicitar

A solicitação é feita pelo autoatendimento de forma simples e 100% online. Basta realizar o login e em seguida, clicar em “Requerimentos”, seguindo as etapas. É importante ter em mãos:

PAGAMENTO DE TAXAS

Pagamento das taxas de inscrição, carteira e anuidade proporcional, que serão geradas ao final do cadastro. As informações completas estão no formulário de requerimento. Fique atendo ao preencher.

outros documentos

Licença de Registro

Licença de Registro

PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

  • Preenchimento e assinatura do formulário pelo Representante Legal da Empresa
  • Declaração da Receita Federal de que a Pessoa Jurídica se encontra com suas atividades paralisadas temporariamente.
  • Certidão da Receita Estadual de que a Pessoa Jurídica se encontra com sua inscrição suspensa.
  • Certidão da Prefeitura Municipal do local de sua sede, filial ou representação, de que está com seu Alvará de Funcionamento suspenso face à paralisação temporária de suas atividades.
  • Declaração(ções) de Imposto de Renda de “Inativa”e seus protocolos de entrega e/ou DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federal.
    Extrato de Notas fiscais emitidas (anual), extraído do site da prefeitura, com as 10 ultimas notas fiscais respectivas nele relacionadas anexadas.
  • Pagamento da taxa de licença, que somente é gerada após a entrega de toda a documentação.

PRAZO PARA CONCLUSÃO: Até 120 (cento e vinte) dias mediante entrega da documentação completa.

IMPORTANTE:

A existência de outros débitos não será impedimento à licença de registro, resguardando-se ao CRA o direito de promover cobrança administrativa ou judicial.
Para análise do pedido é obrigatória à apresentação do formulário devidamente preenchido datado e assinado, da documentação completa e do pagamento da respectiva taxa, não sendo cumpridas as exigências o pedido será indeferido. A taxa de licença não será devolvida em nenhuma hipótese.
A licença de registro pode ser interrompida a qualquer momento, a requerimento do interessado ou pelo Plenário do CRA-ES, caso o licenciado esteja exercendo a profissão.
O profissional pode obter prorrogação da licença mediante apresentação de nova solicitação, desde que feita 30 dias ANTES do vencimento.

Cancelamento de registro

Cancelamento de Registro

PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

Preenchimento e assinatura do formulário pelo Representante Legal da Empresa, modelo CRA-ES (clique aqui)
Distrato social da Empresa ou da alteração contratual que demonstre a mudança dos seus objetivos sociais e os novos não estejam abrangidos pela Lei nº 4769/65 ou da alteração contratual que comprove encerramento das atividades (em caso de filial).
Extrato de Notas fiscais emitidas (anual), extraído do site da prefeitura, com as notas fiscais respectivas nele relacionadas anexadas.
Requerimento de Cancelamento do Registro de Responsabilidade Técnica, modelo CRA-ES.
Requerimento de Baixa do Registro de Responsabilidade Técnica, modelo CRA-ES, quando for o caso.
Pagamento da taxa de cancelamento, que somente é gerada após a entrega de toda a documentação.

COMO SOLICITAR: Protocolar a documentação pessoalmente em nossa sede OU encaminhar via correios; OU Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email contato@craes.org.br

PRAZO PARA CONCLUSÃO: Até 120 (cento e vinte) dias mediante entrega da documentação completa.

IMPORTANTE:

A existência de outros débitos não será impedimento ao cancelamento de registro, resguardando-se ao CRA o direito de promover cobrança administrativa ou judicial.
A anuidade é devida até o momento da solicitação de cancelamento, visto que esta tem natureza tributária e o seu fato gerador é a “existência de inscrição”, conforme dispõe o Art. 5º da Lei 12.514/11.
Para análise do pedido é obrigatória à apresentação do formulário devidamente preenchido datado e assinado, da documentação completa e do pagamento da respectiva taxa, não sendo cumpridas as exigências o pedido será indeferido. A taxa de cancelamento não será devolvida em nenhuma hipótese.
O Registro poderá ser reativado a qualquer tempo, utilizando os procedimentos para reativação de registro cancelado.

REQUERIMENTOS

ACESSE AQUI OS FORMULÁRIOS PARA REQUERER LICENÇA OU CANCELAMENTO

reestabelecimento de registro cancelado e reativação de registro cancelado

A licença e/ou cancelamento de registro pode ser interrompida a qualquer momento, a requerimento do interessado ou pelo Plenário do CRA-ES, caso a empresa licenciada esteja exercendo atividades da Administração.

COMO?

Reestabelecimento de Registro Licenciado

Reestabelecimento de Registro Licenciado

A licença de registro pode ser interrompida a qualquer momento, a requerimento do Profissional, tornando o registro Ativo novamente.

PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

Preenchimento e assinatura do formulário modelo CRA-ES.(clique aqui) (Não é permitido assinatura de Procurador)
Estar em dia com o pagamento das anuidades.
Pagamento proporcional da anuidade.

COMO SOLICITAR: Protocolar a documentação pessoalmente em nossa sede ou encaminhar via correios; OU Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email contato@craes.org.br.

PRAZO PARA ENTREGA: Depois de concluída a solicitação e realizado do pagamento.

Reativação de Registro Cancelado

Reativação de Registro Cancelado

O Registro cancelado poderá ser reativado a qualquer tempo, a requerimento do Representante Legal, utilizando os procedimentos de Registro Cadastral Principal ou Secundário.

PARA REQUERER É NECESSÁRIO:

COMO SOLICITAR: Protocolar a documentação pessoalmente em nossa sede OU encaminhar via correios; OU Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email contato@craes.org.br

PRAZO PARA EMISSÃO DA CERTIDÃO: até 04(quatro) dias úteis após a efetivação do Registro.

Dúvidas?

Estamos disponíveis,  de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h, no chat ou whatsapp. Se preferir, preencha o formulário com seu questionamento, que logo entraremos em contato.

Contato