Você está visualizando atualmente Ministro Luiz Marinho conhece o Índice CFA de Governança Municipal

Ministro Luiz Marinho conhece o Índice CFA de Governança Municipal

Na manhã desta quinta-feira, 20, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, conheceu o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) visa promover uma gestão pública mais eficiente e desde, 2016, auxilia os gestores municipais que buscam melhorar os indicadores de suas cidades.

O diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA, Adm. Rui RIbeiro, adiantou que a apresentação do IGM-CFA para o ministro Marinho foi produtiva. Segundo o conselheiro, o ministro não conhecia, até então, a ferramenta de gestão pública oferecida pelo CFA.

“Nós demonstramos para ele os indicadores que estão disponíveis no IGM-CFA. Os administradores que vão participar do workshop estarão treinados para trabalhar no planejamento, na gestão e no desenvolvimento dos serviços que o município oferece para a população”, explicou, referindo-se ao Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal, que acontecerá em Recife-PE, nos dias 25 e 26 de abril. 



A reunião para apresentação do IGM-CFA para o MTE contou, também, com a participação do secretário executivo e vice-ministro da pasta, Adm. Francisco Macena da Silva. “Para nós, é uma satisfação enorme ter um administrador neste cargo tão importante. É uma grande honra para os Administradores”, enalteceu o diretor da CGP/CFA.

Para o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, lembrou que o IGM-CFA é uma ferramenta gratuita que auxilia os gestores públicos. “O ministro Marinho e o secretário Macena gostaram muito do produto desenvolvido pelo CFA”, detalhou o administrador.

Leonardo conta, ainda, que futuramente o CFA e o MTE assinarão um convênio para a utilização do IGM-CFA. “Eles querem fazer uso do Índice para suas tomadas de decisão e, assim, melhor aplicar os recursos públicos em locais que realmente precisam”, disse.

Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal

Conforme adiantado pelo diretor Rui Ribeiro, na próxima semana, nos dias 24 e 25, Recife vai receber o Programa de Capacitação do Índice de Governança Municipal. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Pernambuco (CRA-PE) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), acontecerá no auditório da Faculdade Fafire, localizado na capital pernambucana. A capacitação é voltada para profissionais de administração registrados no Regional pernambucano e gestores públicos.

O IGM-CFA tem como objetivo agregar informações de mais de 5 mil municípios do Brasil e oferecer subsídios estatísticos para a tomada de decisões e implementação de políticas públicas. Com isso, proporciona ao gestor público uma base mais sólida para planejar a administração municipal e realizar ações com maior segurança e transparência.

Desenvolvido pelo CFAl, o IGM-CFA auxilia os gestores públicos a identificar áreas que necessitam de maior atenção e melhoria, utilizando dados consolidados fornecidos pelos próprios municípios. A ferramenta analisa as dimensões de finanças, gestão e desempenho dos municípios, visando fornecer informações precisas para a elaboração de estratégias e ações eficazes. Clique aqui e saiba mais.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Comunicação CFA