No momento, você está visualizando “Memórias da Administração”: documentário resgata a história da profissão no Brasil

“Memórias da Administração”: documentário resgata a história da profissão no Brasil

Obra cinematográfica combina relatos e imagens para entregar a essência da profissão

Um evento para marcar o ano do Jubileu de Diamante em grande estilo. Assim foi o lançamento do documentário “Memórias da Administração” na noite desta segunda-feira (8/9), no Teatro Unip Brasília.

O trabalho foi lapidado pelas mãos da equipe da Câmara de Comunicação e Marketing do Conselho Federal de Administração, dirigida pelo Adm. Gelson Uecker e coordenada por Herson Freitas. Para entregar a obra, o time de profissionais rodou pelo menos 11 estados e o Distrito Federal em busca de trajetórias que revelassem o passado e o presente da profissão. A construção envolveu um minucioso trabalho, composto por cerca de 34 entrevistas, cada uma com uma média de 45 minutos, o que equivale a 1.530 minutos, ou seja, mais 25 horas de gravação.

O documentário superou as expectativas até de quem idealizou o projeto cinematográfico que combina relatos e imagens para contar a história da profissão no Brasil, como o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo. Para ele, a obra renova o compromisso da gestão com a preservação do legado da profissão no país.

“Essa produção carrega algo além de imagens e palavras: carrega cuidado, zelo e emoção, carrega a essência da nossa profissão e a força da nossa história. Para dar vida a essa minha narrativa, a obra percorreu o Brasil, captando imagens, depoimentos e olhares que refletem a diversidade e a grandeza da Administração”, destacou o líder.

O vice-presidente do CFA e coordenador do Jubileu de Diamante da Administração, Adm. Gilmar Camargo, complementa que a entrega cinematográfica é uma das maiores já feitas pelo Sistema CFA/CRAs ao longo das últimas seis décadas.

“É um momento ímpar e muito especial dentro da agenda festiva em celebração aos nossos 60 anos, com relatos inspiradores e as histórias de quem construiu a história da Administração com habilidades práticas, técnicas científicas e boas experiências”, completou”.

A história é contada pela lenda viva, Adm. Idalberto Chiavenato, ex-presidentes do Sistema CFA/CRAs e outras personalidades que ajudaram a consolidar a ciência da Administração no Brasil.

Além das mais de 20 entrevistas a campo, o trabalho envolveu pesquisas documentais, desde o roteiro à edição final. Ele é dividido em décadas, trazendo o contexto histórico nacional e como a profissão influenciou no desenvolvimento do país, com uma riqueza de detalhes contados a partir de quem viveu esses momentos.

Mesmo com o desafio de montar e entregar um documentário em pouco mais de nove meses de trabalho e diante de todas as outras demandas da área, o diretor do projeto Gabriel Fernandes nunca duvidou de que a equipe responsável daria conta do recado. Por isso, ele credita o sucesso a todos os envolvidos.

“Para mim, que fiz a edição, o maior desafio foi montar a narrativa, porque a gente tinha mais de 20 personagens para incluir e todos tiveram uma contribuição relevante. E eu precisava que a montagem acontecesse da forma certa, orgânica e objetiva, interessante para o público assistir sem achar massivo ou pesado. A gente pensou realmente em envolver quem estava acompanhando do outro lado da tela. E o filme é uma arte coletiva, porque ninguém faz um filme sozinho. Por isso, estou muito orgulhoso e feliz pelo resultado que conseguimos aqui”.

Nas palavras de quem também viveu o projeto intensamente, do início ao fim, a concretização da ideia busca identificação com a profissão, seja pelos veteranos, seja por quem ainda está na sala de aula estudando e desenhando o futuro da Administração brasileira .

“A gente mergulhou fundo nesse documentário, desde quando ele foi idealizado. O trabalho que resgata histórias, pessoas, conteúdos do passado que ficaram esquecidos, mas que são fundamentais para o que a gente conhece hoje da profissão. Se ela existe é por conta de uma longa caminhada que começou lá no início e que precisava ser recontada. Nos dedicamos para produzir, gravar e fazer isso acontecer. Então, esperamos que o público tenha gostado”, concluiu o jornalista e produtor do documentário Rodrigo Miranda.

E quem já viu o documentário “Memórias da Administração” em primeira mão garante que vale a pena acompanhar cada minuto dessa história de resgate da profissão.

“Foi extremamente importante estar aqui e poder presenciar essa obra, principalmente porque quem está de fora e que não conhece toda a história da Administração não consegue medir o tamanho que é e toda a trajetória até chegar aqui. E ver um trabalho de formiguinha, que começou lá atrás, chegando nessa proporção que tomou hoje, me impressionou bastante, não só pela riqueza dos detalhes, mas também por toda essa construção que vai ficar para as próximas gerações”, disse a publicitária Kelly Elizabeth Xavier

Nas mais de uma hora de duração, o público vai conferir, ainda, fotos e imagens históricas, registros únicos, cliques de que contam e resgatam a história da Administração através dos relatos de quem esteve lá. Em breve, o documentário que celebra o Jubileu de Diamante e a história da profissão estará disponível para todo o público no CFAplay, canal oficial do CFA no Youtube.

 


Assessoria de Comunicação CFA