eleições 2022

A votação ocorreu ontem,  22 de novembro de 2022, entre 0h e 22h (horário de Brasília), no site votaadministrador.org.br.   

Regulamentos e Informações

ATUALIZADO EM 10/10 às 08h30: Colégio eleitoral. Conheça a relação dos profissionais da Administração que estão aptos para participarem das Eleições do Sistema CFA/CRAs 2022.

ATUALIZADO EM 21/09 às 12h30: Conheça as Chapas numeradas dos CRAs onde não houve recurso interposto contra as decisões proferidas pela CPE CRA.

Compor o Colégio eleitoral. Para garantir a participação, no Colégio eleitoral 2022 e, assim votar, o Profissional da Administração, o profissional precisar estar em dia com o pagamento das anuidades e os dados cadastrais atualizados. Mantenha os dados atualizados.

Candidatos

Eleição CRA-ES

Candidatos da chapa

Responsável pela Chapa: FLAVIO CELSO SANTOS ROSA

 
EXPERIENCIA, JUVENTUDE, DIVERSIDADE PARA INOVAR:
 

1) VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO: Articular intensamente para que os postos de trabalho voltados para o profissional da administração, sejam ocupados exclusivamente por profissionais habilitados; Articular a exigência do registro profissional no CRA/ES para ocupação de cargos públicos com atividades que são típicas da administração; Ampliar a integração com as Instituições de Ensino Superior do Estado; Orientar a implementação das DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS nas instituições de ensino; Criar o PROGRAMA DE INOVAÇÃO DO CRA, visando a melhoria contínua da atuação do Conselho.

2) REPRESENTATIVIDADE: Promover maior representatividade dos profissionais de administração em diversos assuntos nas esferas municipais, estadual e federal, por meio de aprimoramento do relacionamento institucional do Conselho; Participar ativamente de Fóruns de assuntos correlatos à administração e ao desenvolvimento do estado; Intensificar a participação no Fórum Capixaba de Conselhos.

3) – DESBUROCRATIZAÇÃO: Simplificar os processos de ATENDIMENTO AO PÚBLICO, utilizando recursos tecnológicos.

4) – OPORTUNIDADES: Propor a reestruturação do BANCO DE TALENTOS e OPORTUNIDADES, para inserção do profissional, no mercado de trabalho; Aprimorar e ampliar a atuação do INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO DO E.S., área vinculada ao CRA/ES, para promover cada vez mais, a CAPACITAÇÃO e DESENVOLVIMENTO DOS PROFISSIONAIS, bem como a promoção de EVENTOS CORRELATOS; Ampliar a participação de empresas parceiras no CLUBE DE VANTAGENS; Viabilizar parceria com certificação de ASSINATURAS DIGITAIS no clube de Vantagens; Viabilizar a criação de um programa voltado para a formação dos alunos na área de GESTÃO, junto as Secretarias Estadual e Municipais; Fortalecer e incrementar a atuação do CRA JOVEM.

5) – FISCALIZAÇÃO: Fiscalizar o exercício da profissão de FORMA ORIENTATIVA, baseado nos princípios educativos, preventivos e corretivos; Intensificar a utilização de CONVÊNIOS e de TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO, objetivando coibir o exercício ilegal da profissão e a defesa da sociedade.

 
 
Cargo
 
Nome
Registro
1
Conselheiro Efetivo Regional

 
Flavio Celso Santos Rosa
Graduado em Administração, com ênfase em Recursos Humanos; Ex Colaborador aposentado da ESCELSA, por 30 anos; Consultor Empresarial; Especialista em Planejamento Estratégico, Plano de Negócios; Consultor Trabalhista, Previdenciário e Perito judicial; Atuou como Consultor do SEBRAE por 10 anos; Atuante como Conselheiro, Diretor e Coordenador do CRA/ES desde 2003. 
3766
1
Conselheiro Suplente Regional
 Fabricio Nunes Azevedo
Doutorando em Administração; Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Finanças; Mestrado internacional em International Management; Professor universitário na UVV; Conselheiro do CRA/ES; Especialista nas áreas de Administração Financeira, Mercado de Capitais, Consultor de investimentos em corretoras de valores mobiliários (CTVM)
8764
2
Conselheiro Efetivo Regional

 Hermano Mattos de Souza
Graduado em Administração; Mestre em Economia Empresarial com ênfase em Gestão Estratégica; Especialista em Gestão de Pessoas; Experiência em empresas de grande porte e no serviço público; Docente universitário; ocupou cargo de Analista Judiciário no TJES na Especialidade Administração; Consultor Empresarial em Gestão de Pessoas (Planejamento, Recrutamento, Treinamento, Desenvolvimento e Remuneração e Benefícios); Perito Judicial na área trabalhista.

2899
2
Conselheiro Suplente Regional

Priscilla Modolo de Assunção
Graduada em Administração; Pós Graduada em Controladoria e Gestão Estratégica de Empresas; Gerente Administrativo/Financeiro do SINEPE (Sindicato das Empresas Part. de Ensino); Atuou como Conselheira do CRA/ES.

9905
3
Conselheiro Efetivo Regional
Erthelvio Monteiro Nunes Junior
Mestre em Administração e Especialista em Engenharia da Qualidade; Especialista em Docência do Ensino Superior; Diretor de Relacionamento Institucional da FAESA; Professor de Pós-graduação da FAESA; Consultor de Gestão Empresarial; Conselheiro Suplente do CRA/ES; Conselheiro do CREA/ES.
4679
3
Conselheiro Suplente Regional

 Rodrigo de Souza Ribeiro
Graduado em Administração, Consultor de Empresas, Auditor Financeiro, Pós-graduado em Gestão Empresarial, Finanças, Auditoria e Controladoria, Consultor Tutor da Clínica de Negócios do CRA/ES.

9684
4
Conselheiro Efetivo Regional
 Luciano Forrechi
Graduado em Administração; Especialista em Administração Pública; Atuou como Gestor Público nas Prefeituras de Águia Branca, São Domingos do Norte, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Aracruz e atualmente na Prefeitura de Vitória. Trabalhou na UFES e no IFES. Atua como Professor, no ensino técnico e superior; É Conselheiro do CRA/ES.
5160
4
Conselheiro Suplente Regional

 Leanderson Cordeiro dos Santos
Graduado em Administração; Especialista em Economia Empresarial; Consultor Empresarial em Gestão de Processos, Planejamento Estratégico e Gestão financeira; Atuou como Diretor de Governança do Tribunal de Contas do ES; Atuou como Professor, Coordenador e Diretor Universitário na Faculdade Doctum; Atua como Representante Institucional do CRA – ES; Atuou como Educador e Consultor do IEL/FINDES.

8317
5
Conselheiro Efetivo Regional

 Maria Ivonete Bezerra de Sa
Graduada em Administração; Pós Graduação “Latu Senso”; Especialista em Controle e Auditoria da Administração Pública, Gerenciamento para a Qualidade Total; Idioma Estrangeiro – Inglês; Funcionária Pública Estadual efetiva do Governo do Estado, como Auditora, tendo atuado em diversos cargos comissionados em diversos Órgãos da administração pública estadual; Participa (ou) de Conselhos Fiscais e/ou Deliberativos no IPAJM, DETRAN, BANDES, CGPPP/ES, PREVES, COMDEVIT; Atuou em Docência na ESESP, ESAFI e EPEN, Conselho Estadual de Ética Pública.

4036
5
Conselheiro Suplente Regional
 Antonio José Gonçalves de Siqueira
Graduado em Administração; Especialista em Gestão Pública, atua como consultor nas áreas de: Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, Contabilidade Pública e Logística, em empresas privadas e órgãos públicos nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; É Representante Institucional do CRA/ES desde 02/2017, na região do Caparaó. 
7228
6
Conselheiro Efetivo Regional
 Liandra Zanette Tavares
Graduada em Administração; Jornalista; MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing; Empresária no segmento de eventos; já atuou como professora (ensino superior e técnico) e como gestora pública municipal.
15261
6
Conselheiro Suplente Regional
Gabriela Alves de Souza Freire
Graduada em Administração; Pós graduada em Recursos Humanos; MBA em Gestão Empresarial; Especialista em Gestão de Pessoas; Cursando pós graduação em Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis pela PUC-PR Digital. Colaboradora do Sebrae – ES desde 1999, tendo atuado como gerente por 10 anos e atualmente é Coordenadora de Relacionamento com o cliente.
4776

Candidatos da chapa

Responsável pela Chapa: JOSÉ AMÉRICO MERLO

PROGRAMA DE GESTÃO

Realizar pesquisa com registrados para monitorar o nível de satisfação com a Gestão do CRAES;

Facilitar o acesso aos serviços do CRA-ES por meio da automação/digitalização dos processos; Aperfeiçoar o sistema de representação do Conselho no interior do Estado para facilitar a interlocução com Administradores e Tecnólogos;

Intensificar o controle nas áreas privativas da profissão do Administrador para promover melhores oportunidades para a classe. Conscientizar a classe empresarial sobre a importância do profissional de Administração;

https://www.topadministrador.com/chapa-2-conselho-estadual/

 
Cargo
 
Nome
Registro
1
Conselheiro Efetivo Regional

José Américo Merlo 
Administrador pela FAESA – Vitória/ES. MBA em Gestão Estratégica com ênfase em Inteligência Corporativa/ Faculdade Novo Milênio, Vila Velha/ES. TELEST- Telecomunicações do Espírito Santo S/A, TELEMAR, Vitória/ES, Gerente de Divisão e de Departamento. Na VIGSERV- Sistema Integrado de Segurança Ltda.- Serra/ES, Diretor Administrativo e Financeiro. Atuou na função de Secretário Municipal de Meio Ambiente, Turismo e de Planejamento da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

2573
1
Conselheiro Suplente Regional
André Murilo de Souza
Administrador, formado pela Faculdade UNIVILA – Faculdade de Ciências Econômicas de Vila Velha. MBA em Gestão Estratégica e Inteligência Empresarial. Especialização em Práticas e Dinâmicas do Ensino Superior. Atua na Faculdade Espiritosantense de Administração – FAESA, na função de Gerente de Pós-Graduação. No Grupo MULTIVIX atuou como Professor e na Coordenação de diversas áreas. No Colégio Nacional atuou como Professor do Curso de Administração Cavalcante
7812
2
Conselheiro Efetivo Regional
BRAULIO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO 
Administrador, formado pela UVV/ES- Universidade Vila Velha Mestrado em Informática, pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduado em Análise de Sistemas pela FUBAE/FAESA. Professor de Graduação e Pós em diversos cursos no Brasil. Administrador da Secretaria de Estado da Saúde. Consultor Avaliador do MEC. Atuou como Diretor Organizacional da Dress to Fit, Pesquisador do Polo de Inovação Vitória – IFES. Gerente da OAB-ES, Controller do Grupo CKS-DL. Publicações Científicas sobre Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Logística e RH; Gestão de Projetos; Produção e Custos de Qualidade.
3459
2
Conselheiro Suplente Regional
GELSON SILVA JUNQUILHO 
Administrador, formado pela universidade federal do ES- UFES. Mestre em administração pública pela escola de administração de empresas de São Paulo /FGV/SP. Doutor em administração pela faculdade de ciências econômicas / universidade federal de minas gerais. Na Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, foi Professor do Departamento de Administração (atividades de Docência, Graduação e Pós-Graduação). Pesquisador e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania. Na Prefeitura Municipal de Vitória exerceu o cargo de Secretário de Administração e na Prefeitura Municipal da Serra, a Secretaria de Educação.
1131
3
Conselheiro Efetivo Regional
Ralph Arcanjo Chelotti 
 
Administrador, formado pela Faculdade de Administração Gov.Valadares. Graduado em Engenharia Mecânica – PUC MG. Pós-Graduado em Administração e Organização de Empresas – UFMG. Mestrando Profissional em Ciências Contábeis com foco em Administração Estratégica – FUCAPE/ES. Especialização em gestão estratégica de pessoas/ INSEAD/França. Sócio-Diretor da Humanish – Instituto Ser Humano. Presidente da ABRH-Nacional em dois mandatos; Presidente da ABRH/ES; Gerente Geral de RH de algumas empresas de siderurgia/mineração – (Acesita – Bamin – Samarco- Sama). Diretor de RH da TELEMON.
4513
3
Conselheiro Suplente Regional
Isaac Santos Rodrigues 
 
Administrador, com ênfase em Comércio Exterior, formado na Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduado em Logística e Negócios Internacionais, pela Universidade Estácio de Sá. Técnico de Edificações, formado na Escola Estadual de Vitória. Sócio- Proprietário da empresa Agência Operadora Chofer BrasilTurismo Receptivo. Sócio – Proprietário da empresa FITT Ciência e Tecnologia e Serviços Ltda. Na Indústria Perfil Alumínios, foi Gerente de Logística. No Laboratório Profissional Digital Kodak parceira da Poliart Fotografias, foi Gerente de Negócios, Comprador, Gerente de Rede de Lojas, Fotógrafo Palestrante.
7734
4
Conselheiro Efetivo Regional
André Luiz Passos Rodrigues Administrador, formado pela Faculdade Espiritosantense de Administração/FAESA. Bacharel em Direito pela Faculdade Espiritosantense de Administração/FAESA. EDP Escelsa – Atuou por 27 anos na Empresa, atuando nos setores de Recursos Humanos e Diretoria Jurídica; FUNDAÇÃO INOVA/ HEC- Hospital Estadual Central
2386
4
Conselheiro Suplente Regional

RENATO DA SILVA FANZERES
Administrador, formado pela Faculdade Estácio de Sá/ Vitória/ES. Formado em Eletrotécnica pela ETEFES. Formação em Gestão Estratégica de Negócios – Fundação Getúlio Vargas. Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fundação iNOVA Capixaba. Foi Gerente da Unidade de Gestão da Tecnologia da Informação do SEBRAE/ES. Na TELEST/TELEMAR atuou como Técnico, Supervisor Chefe de Divisão em diversas áreas. No DETRAN/ES foi subgerente de contratos. Na SEDU/ES foi Assessor Especial na TI.

11128
5
Conselheiro Efetivo Regional
FERNANDO ANTÔNIO MARINS DE ALBUQUERQUE 
 
Administrador, formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. MBA em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas – Centro Universitário Vila Vella/ES. Fundação Getúlio Vargas – FGV MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Na Escelsa atuou nas Áreas Financeira, RH e de Planejamento de Mercado. Na Yara Hanna Comércio e Indústria Ltda ATUOU COMO Assessor de Diretoria e do RH. No Governo do Estado, foi Assessor Especial em Secretarias responsáveis por estudos de viabilidade e introdução de novos modelos de gestão.
613
5
Conselheiro Suplente Regional
RUY DIAS DE SOUZA 
 
Administrador, formado pela FAESA- Faculdade Espirito Santense de Administração. Engenheiro Eletricista, formado pela Faculdade INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações. Pós-Graduado em Marketing e Finanças Empresariais, pela FGV. Atuou nas funções de Presidente da Telest. Gerente Geral da Telemar. Diretor-Geral do DETRAN/ES. Diretor do SEBRAE/ES
0577
6
Conselheiro Efetivo Regional
Celia Bubach 
 
Administradora, formado pela FACEC- Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina. MBA em Controladoria e Finanças, pela UVV – Universidade de Vila Velha. Mestrado Stricto Sensu em Administração pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Na UFES, atuou como Pesquisadora Mestranda / Docente. Profissionalmente destaca-se como Executiva, com mais de 20 anos de atuação na gestão administrativa de empresas privadas, com ampla vivência em processos de planejamento, execução e controle.
4845
6
Conselheiro Suplente Regional

Welington de Jesus Victoriano
Administrador, formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória – FCHV, com Especialização em Comércio Exterior, Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Vitória – FINAC e Pós-graduação em Logística pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória – FCHV. Há 22 anos é sócio Diretor da Brasvix Aduana Service Ltda., Diretor Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Espirito Santo (SINDAEES), Vice-Presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Brasília)

5786

Eleição CFA ES

Candidatos da chapa 1

Responsável pela Chapa: FERNANDO ESTEVEZ GADELHA

PROGRAMA DE GESTÃO Estimular, junto ao CFA, a discussão sobre a viabilidade da reforma do Código de Ética dos Administradores e Tecnólogos, frente às novas exigências da sociedade;

Fiscalizar o cumprimento dos dispositivos da Lei 4769/65, no que se refere ao exercício profissional, do uso restrito das instalações, bem como eventuais desvios das exigências normativas, exigidas em lei;

Estimular o intercâmbio e aproximação dos Administradores, Tecnólogos, Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração, através de Fóruns de Debates sobre temas de relevância e interesse da categoria;

Buscar, através do Sistema CFA/CRAs, o aprimoramento da fiscalização da atividade profissional do Administrador e do Tecnólogo;

Promover a difusão da Ciência de Administração, a valorização da profissão de Administrador e de Tecnólogo, visando a difusão da boa imagem junto à sociedade, de modo a estimular a permanente contratação de profissionais habilitados e registrados nos respectivos Conselhos Regionais, juntos às organizações públicas e privadas;

Submeter ao Sistema CFA/CRAs, proposta de modernização da grade curricular dos Cursos de Administração;

Buscar a participação em grupos de estudos técnicos, sob a responsabilidade do CFA, procurando contribuir com a Ciência da Administração; PERFIS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS: Confira no endereço/link a seguir, os currículos e experiências dos representantes da Chapa 1

https://www.topadministrador.com/chapa-1-conselho-federal-de-adm/  

Cargo
 
Nome
Registro
1
Conselheiro Efetivo Federal

Fernando Estevez Gadelha

Administrador, formado pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro /Cândido Mendes. Formação em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas, Convênio SEBRAE NACIONAL com a UNICAMP/Campinas/SP. Formação e Certificação em Coaching, com especialização em Coaching EXECUTIVO. Atua como Mentor Organizacional. No Instituto Rede Expertise do Estado do Espírito Santo exerceu o cargo de Diretor-Presidente. Nos Correios – ECT, exerceu o cargo de Diretor Regional do Espirito Santo; No SEBRAE/ES atuou como Gerente da Unidade de Políticas Públicas. Na Escola Brasileira de Coaching – EBRA, foi Diretor de Desenvolvimento Institucional.

3085
1
Conselheiro Suplente Federal

Edmar Mausa dos Santos

Administrador formado pela Faculdade Espiritosantense de Administração- FAESA. Diretor Geral do DETRAN ES; Empresário, Diretor da Empresa Ambiental Coleta (desde 2017); Consultor Parlamentar.

 

Candidatos da chapa 2

Responsável pela Chapa: MANOEL CARLOS ROCHA LIMA

 
 

EXPERIENCIA, JUVENTUDE, DIVERSIDADE PARA INOVAR

Acesse: https://chapaadministrador.com.br/

1. Atuar proativamente no CFA e, em conjunto com o CRA-ES, na defesa dos interesses e no desenvolvimento permanente dos profissionais de Administração;

2. Apresentar propostas de inovação na gestão do Sistema CFA/CRAs e digitalização dos serviços, possibilitando aos registrados mais transparência no acompanhamento das ações nacionais que beneficiam as profissões da Administração, utilizando tecnologias de informação e comunicação;0

3. Contribuir efetivamente para intensificar a participação do CFA nas ações do Fórum dos Conselhos Federais das Profissões Regulamentadas, o Conselhão, um ente político com isenção partidária, que atua em defesa dos interesses das profissões e de suas entidades reguladoras;
4. Participar ativamente da Frente Parlamentar pela Administração, criada e supervisionada pelo CFA, visando à articulação política voltada à implementação de ações, em nível nacional e regional, no sentido de defender e valorizar as profissões da Administração;
5. Promover, junto ao CFA, esforços para implementação de uma política de fiscalização proativa em nível nacional;

6. Intensificar, no CFA, a criação de oportunidades de capacitação e aprimoramento profissional e pessoal dos profissionais de Administração;

7. Acompanhar e subsidiar as decisões superiores que impactem na formação dos profissionais de Administração, atuando junto ao MEC e outras organizações correlatas;

8. Propor ao CFA o desenvolvimento permanente de campanhas publicitárias nacionais, utilizando diversos tipos de mídia, especialmente, digitais, visando à valorização dos profissionais da Administração junto aos setores público, social e privado;

9. Apresentar ao CFA propostas de ações de marketing direcionadas à sensibilização dos jovens para as profissões da Administração, bem como para a valorização da mulher e para a atenção à diversidade no contexto da gestão;

10. Estabelecer programa de reconhecimento nacional dos melhores cursos de Administração, com objetivo de criar referências para que outras instituições de ensino promovam melhorias contínuas em seus processos de formação.  

Cargo
 
Nome
Registro
1
Conselheiro Efetivo Federal

 Manoel Carlos Rocha Lima

Administrador, Especialista em Gestão da Qualidade e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Master em Liderança e Gestão Pública, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com experiência internacional na Blavatnik School of Government, Universidade de Oxford, Inglaterra; pesquisador na área do comportamento, cultura e clima organizacional; professor com experiência em Educação Superior (graduação e pós-graduação) e em capacitação profissional; gestor público, com atuação nas áreas de inovação na gestão, cultura empreendedora; projetos e gestão em Saúde; criador e coordenador do Prêmio Inoves (Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo); experiência como conselheiro regional do CRA-ES, por dois mandatos, e com representação federal pelo ES; vencedor do Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública (CFA), em 2011; homenageado com a Comenda Ordem do Mérito Loren Reno (ALES), em 2016.

3690
1
Conselheiro Suplente Federal

 Robson Brandão Neves

Administrador, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; Conselheiro e Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ES; gestor público, consultor, mentor, empreendedor; membro fundador da Federação Capixaba de Jovens Empreendedores (FECAJE).

13104

Candidatos da chapa

Responsável pela Chapa: ALUYR CARLOS ZON JUNIOR

As funções dos CONSELHEIROS FEDERAIS diferem das funções dos Regionais, embora a participação colegiada seja organizada de forma similar, ou seja, enquanto os CONSELHEIROS FEDERAIS atuam na regulamentação do exercício da profissional, os Regionais operacionalizam a fiscalização do cumprimento dos instrumentos, deliberados pelos CONSELHEIROS FEDERAIS no CFA em Brasília – DF. A seguir, nossas 10 principais propostas:

1 – Representar o Espírito Santo, propondo e votando matérias de interesse dos Profissionais da área da Administração, acompanhar os processos internos do CFA, para o fiel cumprimento das Leis, Decretos e Resoluções que regem o Sistema CFA/CRAs, com zêlo, ética.

2 – Interlocução permanente com a área Acadêmica, visando o desenvolvimento da ciência da Administração.

3- Participação ativa do CFA no FÓRUM DOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO, afim de que os assuntos comuns e o sombreamento entre profissões sejam dirimidos, evitando judicialização de eventuais demandas entre Conselhos.

4 – Revisão dos Normativos da Fiscalização, modernizando e otimizando os procedimentos operacionais e metodologias, para celeridade, transparência e justiça dos atos processuais. 

5 – Implantação de Sistema e Banco de Dados integrado e único a todos os CRAs e ao CFA, hospedado em nuvem, trazendo a unificação, regularidade, controle e rastreabilidade de processos, registros, serviços, auditoria, contabilidade/finanças e transparência em todo o Sistema CFA/CRAs.

6 – Criação do Centro de Serviços Compartilhados do Sistema CFA/CRAs, propiciando a melhor performance dos processos administrativos, tais como licitações, contratos, cobrança, dívida ativa, concursos, entre outros.

7 – Criação do Observatório Permanente da Administração, grupo de trabalho para buscar estatística disponível em todo país e, de forma científica, termos um panorama do mercado de trabalho, formação profissional, atuação, perfil, empreendedorismo, etc.

8 – Eliminação de taxas para serviços disponibilizados pela internet, tais como Certidão de Quitação, RCA, RRT, Recursos, Vistos e Transferências.

9 – Extinção da validade da Certidão de RCA, uma vez que a Capacidade Técnica não cessa após 06 meses de emitida, sendo absurda a obrigação de renovação.

10 – Modernização do Regimento do CFA e dos CRAs, promovendo uma adequação dos sistemas organizacionais, virtualização de serviços, internet das coisas, relações humanas, mudanças de matrizes, geopolítica, economia, finanças e etc.

 
Cargo
 
Nome
Registro
1
Conselheiro Efetivo Federal
Aluyr Carlos Zon Júnior
Administrador, com especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade, experiência em Organismos Públicos e Privados, em planejamento, elaboração de programas, projetos de gestão e de políticas institucionais, tendo exercido diversos cargos de gestão no CREA-ES, como Funcionário de Carreira concursado há mais de 30 anos, tais como Assessorias, Gerências nas Áreas Administrativa e Financeira, Atendimento Geral e Superintendência. Conselheiro Regional e Diretor no CRA-ES, Presidente do CRA-ES, Conselheiro Federal pelo ES no CFA, Diretor da ACV – Associação Comercial de Vitória, Vogal da Junta Comercial do ES, Conselheiro de Administração da FACTO – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do IFES, Vice-Presidente da AET-ES – Associação de Ensino Técnico, Presidente do CRT-ES, Instrutor do Programa Brasil Empreendedor do SEBRAE, Empresário do ramo de serviços, Consultor de Empresas, Investidor Imobiliário e Produtor Rural.
3470
1
Conselheiro Suplente Federal

Ézima Braguinia de Almeida Carnielli

Administradora e Técnica em Edificações, atuou em diversas empresas de engenharia na áreas de orçamento, planejamento, compras, controle e custos, Empresária do ramo de confecções, durante 20 anos na gestão das áreas administrativa, financeira, produção, comercial e marketing, coordenando equipes multidisciplinares. Empresária do Agronegócio, onde é Sócia Administradora de empresa do ramo de planejamento e consultoria de engenharia agronômica, ambiental, elaboração de planos de negócios agrícolas, orientação para crédito e financiamentos, gerindo equipes, processos e procedimentos internos, controle de qualidade, planejamento estratégico, indicadores, metas e planos de ação, cronogramas físicos/financeiros, bem como a sistematização e estruturação do ambiente de trabalho visando a qualidade e produtividade. Responsável pela gestão administrativa e financeira da empresa e ainda por licitações e contratos. 

26525

Perguntas Frequentes

 

 

 

PRÉVIA COLÉGIO ELEITORAL: A Prévia é lançada no dia 30/09.
Caso o profissional não consta na lista do Colégio Eleitoral e estava adimplente dia 30/09/2022, deve entrar em contato através do e-mail comissaoeleitoral@craes.org.br até as 12h (meio-dia) do dia 09 de outubro de 2022, solicita a inclusão e enviar o comprovante de pagamento que a Unidade responsável efetuará a verificação.

LISTA DEFINITIVA DO COLÉGIO ELEITORAL: 10/10/2022

ELEIÇÕES 2022. Participar desse ato democrático é um direito e faz parte das obrigações dos profissionais da Administração. Regularize sua situação junto ao CRA-ES até o dia 29 de setembro para compor o colégio eleitoral e assim, votar. Defina o futuro de sua profissão.

Somente anuidade 2022: Clique aqui: https://www.craes.org.br/anuidade-2022 

Vencimentos até 31/12/2021: A solicitação é feita pelo e-mail contato@craes.org.br, informando: nº de Registo ou CPF, e-mail, número de celular e endereço. É possível obter até 100% de desconto de juros, multa e correções a depender da forma de pagamento. Este Parcelamento Incentivado de Débitos é aprovado pelo CFA e o prazo está encerrando.