Você está visualizando atualmente Estratégias e desafios na Gestão de Serviços em Saúde

Estratégias e desafios na Gestão de Serviços em Saúde

A situação da saúde no Brasil é desafiadora. O país enfrenta problemas como falta de recursos, infraestrutura precária e acesso limitado aos serviços. Todos esses problemas foram agravados na pandemia.

Por ser um país com dimensões continentais, o setor suporta, ainda, desigualdades regionais e dificuldades na gestão dos sistemas de saúde. Grande parte desses problemas poderiam ser evitados com gestão profissional.

Para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde, o setor precisa do profissional de Administração da área da saúde. É ele quem terá as competências necessárias para aplicar uma série de processos e estratégias que visam atender às necessidades dos pacientes, otimizar recursos e promover a melhoria contínua nos sistemas de saúde.

Em suma, a administração da saúde desempenha um papel crucial na organização e no funcionamento dos sistemas de saúde. Pensando nisso, o Conselho Federal de Administração (CFA) constituiu a Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde (CEGSS).

Adm. Manoel Carlos, coordenador da CEGSS

A Comissão é coordenada pelo conselheiro federal pelo Espírito Santo, Adm. Manoel Carlos Rocha Lima. Além de Manoel, a CEGSS é composta pelos seguintes administradores: Adm. Cláudia de Souza Pereira Abreu (vice-coordenadora), Adm. Marcelo Iwersen, Adm. Marco Antônio de Lima Rosas, e Adm. Josimar Sousa Maciel.

Nessa entrevista, Manoel fala mais do trabalho desenvolvido pela CEGSS, cita os desafios que o setor enfrenta, comenta a importância do profissional de Administração para a área da saúde e dá dicas para aqueles que desejam fazer carreira nesse segmento.

A saúde é um dos setores mais demandados da sociedade e também um dos que mais sofre com a falta de gestão profissional. Olha o que aconteceu na pandemia, por exemplo. Nesse sentido, qual a importância do profissional de administração para o setor?

A boa gestão é a base para o sucesso de qualquer negócio. Com a área de saúde, não é diferente. É possível afirmar que os maiores problemas da área de saúde, decorrem muito mais da falta de gestão adequada e profissional do que de outras causas. As alternativas de solução para esses problemas convergem para o fortalecimento da gestão desse setor, por meio da atuação, em posições e funções estratégicas, do profissional de Administração, que possui competências compatíveis e necessárias para responder às demandas situacionais do ambiente de saúde.

Como é o trabalho do profissional de Administração que atua nesse segmento?

É um trabalho desafiador, uma vez que o contexto da saúde demanda do profissional de Administração, em larga escala, competências técnicas e comportamentais para lidar, na maior parte do tempo, com situações adversas e problemas complexos. No entanto, é um profissional que, no Brasil, ainda não ocupa, nesse ambiente, posições estratégicas de gestão e ainda não é reconhecido e valorizado como o profissional mais preparado para lidar com as adversidades dos processos de gestão em saúde. 

Qual o papel da comissão para ajudar a fomentar a inserção desse profissional na área da saúde?

O papel da Comissão Especial de Gestão de Serviços em Saúde (CEGSS), do CFA, começa por mapear as oportunidades de atuação dos profissionais de Administração no setor de saúde e, com base nesse mapeamento, identificar competências necessárias a essas demandas e identificar possibilidades de formação e capacitação que permitam o desenvolvimento dessas competências. A missão da CEGSS se baseia, nessa perspectiva, na valorização do profissional de Administração no setor de saúde.

Fale um pouco da comissão e dos trabalhos que estão desenvolvendo e os projetos previstos.

Atualmente, a comissão está trabalhando nesse mapeamento, com objetivo de identificar, no setor de saúde, em todas as regiões do País, onde estão e onde poderiam estar atuando os profissionais de Administração. Ao mesmo tempo, a CEGSS pensa e desenvolve, paralelamente, ações que visem à valorização desses profissionais no ambiente de saúde.

Quais dicas daria para o estudante e profissional de Administração que pensam em fazer carreira nessa área?

Buscar, desde a formação, aproximação com o setor de saúde, com objetivo de conhecer as suas particularidades, demandas e desafios. Para o profissional de Administração que pretende atuar na área de saúde, é importante conhecer as características, estruturas e temas correlatos, além de ter uma boa noção da lógica dos sistemas de saúde para que possa fazer intervenções técnicas adequadas e eficazes, tão necessárias ao bom funcionamento dos processos de gestão em saúde.

FONTE: Ana Graciele Gonçalves | Assessoria de Comunicação CFA