No momento, você está visualizando Espírito Santo é destaque no Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição Jubileu de Diamante

Espírito Santo é destaque no Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição Jubileu de Diamante


O resultado do Prêmio CFA Guerreiro Ramos – Edição Jubileu de Diamante foi divulgado nesta semana, reconhecendo iniciativas de relevância na Administração Pública em todo o país. Promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA), a premiação valoriza pesquisas científicas e práticas inovadoras que contribuem para a transformação da gestão pública brasileira.

Entre os vencedores, o Espírito Santo conquistou a segunda colocação na categoria Práticas Inovadoras, com o projeto “Famtour Caparaó: integração territorial e caminhos para a inovação digital com inteligência artificial”, de autoria de Fabiele Souza de Paula, de Guaçuí.

Administradora há 17 anos, Fabiele destacou o significado da conquista: “Para mim, como administradora há 17 anos, este reconhecimento é a coroação de uma trajetória de muito amor pela profissão e a certeza de que estou no caminho certo. O Prêmio Guerreiro Ramos valida que a Administração Pública, feita com criatividade e coração, é transformadora. Mais do que um prêmio individual, é a celebração do esforço coletivo de todos os gestores de turismo do Caparaó”.

A ideia do projeto surgiu em novembro de 2023, durante uma dinâmica do curso de Formação de Gestores de Turismo da SETUR-ES. Na ocasião, gestores de cidades vizinhas perceberam que não se conheciam e tampouco tinham vivência sobre os atrativos turísticos uns dos outros. “Identificamos uma lacuna na gestão que pedia uma solução prática e colaborativa. Desse esforço conjunto nasceu o ‘Famtour’ dos gestores de turismo do Caparaó, que teve sua primeira edição já em janeiro de 2024”, explicou a administradora.

O uso da inteligência artificial foi incorporado como etapa seguinte. “A proposta de incluir inteligência artificial surgiu depois, como forma de modernizar o acesso à informação turística, resultando no projeto ‘Caparaó Num Clique’, uma atualização do site regional com a implantação de um chatbot, permitindo interação direta e ágil com o visitante. Desde o começo, sentimos que este projeto tinha algo especial e que poderia dar certo”, contou Fabiele.

Segundo a administradora, os impactos já podem ser sentidos na região. “Estamos substituindo o trabalho isolado pela interação constante, pelo apoio mútuo, pela troca de informações e pela empatia entre os gestores. Isso tem fortalecido o turismo de forma coletiva, hoje, um município indica o outro, porque entendemos que não é uma cidade sozinha, mas todos juntos que formam a região. É emocionante ver uma ideia sair do papel e gerar tanto impacto e visibilidade para nossa gente”.

Para além do turismo, Fabiele defende que o projeto também lança reflexões para a gestão pública como um todo. “Ele prova que a administração é sobre pessoas, sobre romper barreiras e construir pontes. Mostra que, com vontade política, colaboração e um propósito comum, é possível realizar uma gestão pública ágil, afetiva e de alto impacto, mesmo com recursos modestos. É um modelo que nasceu do chão da região e que, tenho certeza, pode inspirar administradores em todo o Brasil a inovar e acreditar no poder transformador da nossa profissão”.

A conquista evidencia o compromisso dos profissionais da Administração com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional, princípios que orientam o Sistema CFA/CRAs. Para o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), a presença de um projeto capixaba entre os premiados nacionais reforça a qualidade das iniciativas desenvolvidas no Estado.

“É motivo de orgulho ver o Espírito Santo representado em uma premiação de alcance nacional, ainda mais em um ano tão simbólico, marcado pelo Jubileu de Diamante da Administração”, destacou a Assessoria de Comunicação do CRA-ES.

Ao todo, o Prêmio recebeu 42 inscrições de diferentes regiões do Brasil, sendo 37 consideradas elegíveis. Além do reconhecimento público, os três primeiros colocados em cada categoria receberam certificados e premiações financeiras que somaram R$ 60 mil, em alusão aos 60 anos da regulamentação da Administração no Brasil.