Você está visualizando atualmente CRA-ES: Webinar apresenta as mudanças no curso de Administração
Working on a web template on the laptop

CRA-ES: Webinar apresenta as mudanças no curso de Administração

Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, comandou o evento

Os cursos de Administração de todo o país passarão por mudanças significativas nos próximos anos. Com a aprovação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), “o conteúdo teórico estará a serviço das competências profissionais e este é um grande avanço que vai alavancar qualitativamente o curso”, explicou o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz. Ele comandou um Webinar sobre o tema, no último dia 17, a convite de Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES).

O evento, transmitido pelo YouTube do CRA-ES, contou com participação expressiva de professores e coordenadores dos cursos de Administração. Também esteve presente o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino no Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis; e o presidente do CRA-ES, Adm. Maurílio José Inês. Este, em suas palavras de abertura no Webinar, destacou que “as mudanças já estão contextualizadas com o período pós-pandemia e o conselho vai atuar para dar o suporte necessário às instituições de ensino. Nosso objetivo é dispor de ferramentas para contribuir qualitativamente com o serviço em Administração prestado em nosso estado”.

O Webinar seguiu com o presidente do CFA, Mauro Kreuz, esclarecendo dúvidas e detalhando um pouco mais das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aprovada pela comissão do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC). Segundo ele, o objetivo é dispor de cursos com foco na formação prática e menos teórica. “Se conseguirmos trabalhar fortemente por competência, e manter isso vivo durante o curso, vamos formar profissionais melhores. Sigo defendendo o estágio sistêmico e integrado e não apenas direcionado para obter conhecimento em apenas uma área”, disse.

Sobre a atuação esperada para o corpo docente, o presidente Mauro Kreuz explicou ser necessário ao professor entender que, antes de mais nada, “ele será um eterno estudante. Depois, precisará dispor de métodos para envolver os alunos. É preciso saber despertar a curiosidade, a importância daquele conteúdo para a vida e fazer o aluno perceber o sentido do aprendizado. Professor é facilitador e não um complicador”.

Próximos passos
O presidente do CFA, Mauro Kreuz, informou durante o Webinar promovido pelo CRA-ES que, a partir de agora, será elaborado um guia para auxiliar as instituições de ensino a implantar e/ ou adaptar às novas diretrizes para o curso de Administração. “A ideia é facilitar ao máximo a compreensão e aplicação efetiva das diretrizes”, finalizou.