O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), realiza no dia 8 de julho, das 9h às 17h, o Workshop de Governança, Integridade e Compliance (GIC). O evento acontece no auditório da sede do CRA-ES, em Vitória, e é gratuito, com certificação. A programação é voltada a, profissionais da Administração, gestores públicos e privados, estudantes e lideranças interessadas em boas práticas de governança.
A novidade desta edição é a participação especial da juíza Gisele Souza de Oliveira, titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Vitória e atual juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Espírito Santo. Ela abordará o tema Assédio Moral e Sexual, das 11h às 12h, trazendo reflexões jurídicas e institucionais sobre o enfrentamento dessas práticas nas organizações.
A implementação de políticas de integridade deixou de ser uma tendência para se tornar uma exigência institucional. Governança, integridade e compliance são fundamentos que orientam decisões, reduzem riscos, fortalecem a confiança institucional e agregam valor à gestão. Nas empresas, ajudam a prevenir fraudes, evitar perdas e assegurar o cumprimento de legislações. No setor público, representam o compromisso com a legalidade, a eficiência e o interesse coletivo.
Durante a manhã, serão apresentados os fundamentos conceituais do tema, além de estudos de caso que ilustram erros e acertos em processos de governança. Também serão debatidos o papel da alta administração, a gestão de riscos e estratégias para a promoção de uma cultura organizacional íntegra.
No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos para desenvolver, de forma prática, um modelo de Programa de Integridade e Compliance voltado a uma organização fictícia. A dinâmica contará com orientação dos instrutores, espaço para troca de experiências e apresentação dos resultados. É recomendável levar notebook pessoal para melhor aproveitamento das atividades.
O workshop será conduzido por:
-
Adm. Fábio Mendes Macêdo (CRA-AC 0110) – Diretor da Câmara de Governança, Integridade e Compliance do CFA, especialista em Gestão Pública, Finanças, Auditoria e Controladoria, e conselheiro federal pelo CRA-AC.
-
Adm. Cássio de Mattos Dias (CRA-DF 29230) – Especialista em Gestão Empresarial, com certificação em Compliance e Anticorrupção. Atua no CFA como coordenador de Gestão Pública e Governança, com experiência em cargos de liderança no setor privado.
🔹 As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para emissão de certificado.
🔗 Inscreva-se: craes.org.br/eventos
🎁 Inscrição solidária: no dia do evento, leve 1 kg de alimento não perecível e contribua com ações sociais no Espírito Santo. A iniciativa integra a campanha nacional do Sistema CFA/CRAs em comemoração aos 60 anos da Administração.