Você está visualizando atualmente Conselheiros debatem propostas de mudanças para o Sistema CFA/CRAs

Conselheiros debatem propostas de mudanças para o Sistema CFA/CRAs

 

Foi realizada nesta quarta-feira (1º/2) Sessão Plenária, em Brasília, com os 27 conselheiros federais do Sistema CFA/CRAs. A reunião foi coordenada pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo. Na ocasião, o vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo, apresentou sugestões de mudanças que buscam reforçar o posicionamento do CFA como apoiador dos Conselhos Regionais de Administração.

As alterações abrangem diferentes setores, como na Câmara de Administração e Finanças. A ideia é voltar o operacional e o tático para o regional, como explicou o vice-presidente, e desburocratizar as ações.

“A gente precisa usar mais da tecnologia para reduzir o tempo necessário para poder trabalhar os processos no Conselho. Dessa forma, vamos ser mais rápidos, vai satisfazer mais o profissional de administração, vai satisfazer o mercado e vamos ter mais tempo disponível para discutir as questões fundamentais da profissão, como mercado de trabalho, regulamentação e oportunidades de gestão.”

Com isso, o foco da autarquia mantém-se em regulamentar, apoiar e servir de fonte recursal para os regionais.

Entre outros assuntos da pauta, estavam ações de fiscalização e registro e julgamentos em grau de recurso. Os conselheiros também debateram sobre as Diretrizes Organizacionais para o biênio 2023/2024 e estabeleceram ações de gestão pública e projetos estratégicos, como o CFA Talentos e o novo aplicativo do CFA.

Para viabilizar iniciativas mais assertivas e voltadas ao mercado de trabalho, a Câmara de Formação Profissional destacou a sétima edição da Pesquisa Perfil Nacional. O diretor da CFP, Adm. Gelson Uecker, reforçou a importância da participação de todos em responder ao questionário que será disponibilizado, em breve, no site do CFA.

“A Administração vive de informações. Então, nós precisamos tomar decisões a partir de informações. Nós estamos agora na fase da coleta de informações. Quanto mais pessoas participarem da pesquisa, mais confiabilidade nós teremos.”

Ao final, foram discutidos eventos do Sistema previstos para 2023. Uma agenda repleta de encontros e debates importantes, como os Encontros Regionais de Profissionais de Administração (ERPAs) e o Encontro Brasileiro de Administração (ENBRA).

Além disso, a gestão prepara ampliar ações por meio do Marketing e da Comunicação. O objetivo é promover integração entre os Conselhos Regionais e as novas Comissões a serem implementadas.

Direx

Para implantar as inovações pretendidas pela gestão, será preciso otimizar o desenho de algumas Comissões. Uma novidade é a criação da área dedicada à Governança, Integridade e Compliance, com implementação em todo o Sistema CFA/CRAs . O tema foi discutido durante a reunião da Diretoria Executiva, ontem, e deve gerar subsídios para atender a demandas de órgãos como, por exemplo, o Tribunal de Contas da União (TCU), como revela o conselheiro federal pelo Acre, Fábio Mendes.

“A governança traz um processo de análise continuado da gestão, por meio de indicadores, avaliação de desempenho, resultados daquilo o que efetivamente estamos fazendo e entregando aos nossos profissionais de administração.”

A integridade é a atenção e o cuidado com a própria imagem da autarquia, para mensurar e evitar qualquer possibilidade de falhas, garantindo que a instituição não se confunda com pessoas. Essas ações específicas serão trabalhadas junto ao público interno.

Entre outros assuntos, os conselheiros também discutiram sobre maior atenção aos indicadores nacionais e regionais da autarquia, com a mensuração constante de resultados e receitas, por meio de painéis interativos.

Os conselheiros também deliberaram sobre a criação de outras Comissões Especiais, que irão aprimorar a especialização de profissionais de Administração para preencher espaços no mercado de trabalho. Esses e outros temas também serão levados ao Fórum de Presidentes, que terá a primeira reunião do biênio nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), também em Brasília.

FONTE: Patrícia Portales | Assessoria de Comunicação do CFA.