Você está visualizando atualmente Como as utilizar as redes sociais ao seu favor

Como as utilizar as redes sociais ao seu favor

As redes sociais surgiram como uma forma de descontração para a população, e com o tempo tornou-se fundamental para as relações sociais. No entanto, o uso das mídias digitais possui um grande poder de influência na vida de seus usuários e pode atuar como uma vantagem ou uma fraqueza, dependendo do manuseio.

O conselheiro federal, mestre em Psicologia e especialista em Gestão da Qualidade, Inovação e Liderança, Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, defende que as redes sociais já representam um dos mais efetivos meios de comunicação, sob diversos aspectos. Nessa perspectiva, elas permitem que você possa se apresentar e/ou oferecer seu produto de forma rápida, democrática e acessível para diversos públicos. 

Adm. Manoel Carlos Rocha Lima

Com isso, se utilizadas adequadamente, as redes sociais podem contribuir muito para que as pessoas possam divulgar seus próprios nomes, seus trabalhos e suas carreiras. No entanto, o uso dessas ferramentas, na vida pessoal e profissional, bem como a criação de conteúdos, devem considerar as especificidades da rede escolhida e o alvo profissional de cada um, o que gera a necessidade de uma gestão adequada do perfil e da produção de um conteúdo orientado aos objetivos identificados.

“No mundo atual, a atuação nas redes sociais é importante, na medida em que conecta pessoas, permite a criação de novos negócios e gera oportunidades de acesso a diferentes formas de produção e disseminação de conhecimentos.”, alega o administrador.

As redes como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIN são alimentadas por materiais que todos os usuários produzem e consomem diariamente. O caráter dos conteúdos que circulam no espaço virtual varia de acordo com cada usuário. O algoritmo funciona de maneira que nenhum feed seja igual ao outro, mas sim personalizado e exclusivo para cada utilizador.

A regra básica para não se prejudicar com a nova realidade é prezar pelo bom senso na hora das postagens pessoais. Afinal, elas estão suscetíveis a aparecer na tela de outras pessoas, inclusive de colegas de trabalho e superiores podendo resultar em consequências no ambiente profissional.

Embora as plataformas de conteúdo atuais contenham diversos perigos para os usuários, por outro lado também existem as oportunidades de usá-las ao seu favor. Saber como utilizar as mídias sociais para muito além do entretenimento é fundamental para aprender e reter conhecimento nessa nova era.

Rede social, uma aliada da vida profissional 

Começando pela rede de contatos, é bom ter um amplo grupo de amigos, mas tratando-se do mercado de trabalho, é elementar buscar pessoas interessantes profissionalmente. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede voltada para a vida profissional, mas os usuários também podem usar o Instagram para propagar seu dia a dia no trabalho com mais leveza e personalidade.

Enaltecer as próprias ações realizadas e de sucesso é uma maneira de mostrar profissionalismo e opera como um currículo. Resultados de projetos que foram interessantes ou titulações alcançadas podem ser positivos para o perfil; entretanto, a autopromoção exagerada pode soar arrogante– é preciso ter equilíbrio.

Compartilhar conteúdos relevantes, com informações úteis e práticas atrai um público qualificado e fiel. Em um contexto em que existem cada vez mais publicações vazias, procurar diferenciar-se com postagens pertinentes pode disparar o alcance da conta. 

Poder dos algoritmos

Um caminho muito simples, entretanto pouco utilizado, é colocar o algoritmo para trabalhar a seu favor. Os algoritmos de plataformas como Instagram, TikTok e Spotify são alguns dos mais desenvolvidos do mundo, e a cada interação realizada com conteúdos dentro desses sites, eles aprendem um pouco mais e se capacitam para recomendar produções similares.

Em outras palavras, uma gama de interações focadas em conteúdos não produtivos ensina o algoritmo a recomendar cada vez mais conteúdos desse gênero. Assim, acaba tornando-se uma espiral sem fim, na qual o responsável pelo seu teor é o próprio dono da conta.

A sociedade está em um dos momentos mais especiais da história: nunca houve tantas atualizações e acesso a informação disponível; por si só, isso é uma benção e uma maldição. Saber como se dar bem nas mídias sociais, para muito além do entretenimento, é fundamental para aprender e reter conhecimento nessa nova era. 

Muitas vezes o desejo é somente de ficar explorando feeds, sem nenhum objetivo específico, o que é normal e recorrente. Por outro lado, é um grande desperdício não aproveitar todo o grande potencial que a internet e os milhares de criadores de conteúdo espalhados pelo mundo trazem. 

Aprender a utilizar as redes sociais como ativos de aprendizado e oportunidades para atingir um objetivo é uma habilidade subvalorizada, mas muito importante. Como você tem utilizado seu tempo nas mídias sociais?

Fonte: Maria Natália Terra, com supervisão de Ana Graciele