Você está visualizando atualmente Artigo sobre agtechs é o vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira 2022

Artigo sobre agtechs é o vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira 2022

Ter seu trabalho reconhecido, lido e disseminado foi o que motivou o estudante do curso de bacharelado em Análise de Sistemas (Ciências de Dados), Paulo Henrique Bertucci Ramos, a participar do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022. Ele inscreveu seu trabalho na categoria “Artigo Acadêmico”, que é destinada para estudantes de bacharelado em Administração e de cursos superiores conexos à administração, considerados em Resoluções Normativas do CFA.

“Além dessa disseminação de conhecimento, nós, como alunos de universidades públicas, temos o dever de transferir o conhecimento adquirido na academia para a população em geral, uma vez que essa população é responsável por financiar direta e indiretamente nosso ensino e nossas pesquisas”, disse Paulo Henrique.

O estudante foi vencedor do Prêmio Belmiro Siqueira 2022 com o artigo “Escalabilidade de agtechs brasileiras: proposta e avaliação de um modelo multidimensional”. “Eu particularmente não esperava que meu artigo fosse escolhido como melhor artigo acadêmico. Embora tivesse confiança no trabalho desenvolvido durante a condução do artigo, a concorrência nesse tipo de premiação é muito alta”, explica.

Acadêmico do quinto período da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), onde desenvolve pesquisa sobre processos gerenciais e escalabilidade em empresas de tecnologia, Paulo ficou imensamente surpreso e feliz com o resultado. “Senti que todo o esforço e dedicação desprendidos durante o desenvolvimento do trabalho foram reconhecidos. Fiquei feliz também pela possibilidade de transferir um pouco do meu conhecimento adquirido na universidade”, avalia o estudante.

No artigo inscrito e vencedor do Prêmio, Paulo Henrique analisou empresas de tecnologia voltadas para o agronegócio. Apesar de ser estudante, ele já é graduado em Engenharia Agronômica e buscou unir os conhecimentos da sua primeira formação com processos administrativos e gerenciais.
“Diante disso, pensei em pesquisar as causas que levavam algumas empresas agrícolas a ganhar escala e outras não e depois tentei agrupá-las em um modelo único”, detalha Paulo.

A principal conclusão que ele chegou com o término do trabalho foi que o modelo criado partir dos elementos envolvidos no ganho de escalabilidade tem aderência para ser utilizado na realidade brasileira e pode contribuir para o processo de escalabilidade de agtechs que ainda não ultrapassaram a barreira da concepção inicial do modelo de negócio.

Para aqueles que pensam em participar do Prêmio, Paulo recomenda: pensar bem na estrutura do artigo. Segundo ele, é preciso dar importância para todos os componentes do trabalho, desde a formulação da hipótese até a discussão dos resultados, com literatura atual e relevante.

“Por exemplo, muitas vezes pensamos em como vamos analisar os dados somente depois de coletá-los e isso dificulta a realização das correlações e inferências. Um artigo bem elaborado começa pela boa estruturação e coleta de dados.”, ensinou.

O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi instituído em 1988, em homenagem ao Adm. Belmiro Siqueira. O concurso nacional promovido anualmente pelo Sistema CFA/CRAs tem por finalidade principal a divulgação e a valorização dos estudos realizados por Administradores e acadêmicos dos cursos de bacharelado em Administração e dos cursos conexos à Administração, que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

Clique aqui e veja a relação completa dos vencedores do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2022.


Ana Graciele Gonçalves
Assessoria de Comunicação CFA