ART
ANOTAÇÕES DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA
É o documento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica em serviços na Administração, bem como para o desempenho de cargo ou função para a qual sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos no âmbito da Administração.
POR QUE EMITIR A ART?
A ART é a prova legal da sua autoria e responsabilidade sobre um serviço prestado na área da Administração. Conforme o novo Manual de Responsabilidade Técnica, a ART define quem são os responsáveis pelo desenvolvimento de atividades que exigem habilitação legal e conhecimentos técnicos específicos.
EXIGÊNCIA LEGAL
Deve ser requerida obrigatoriamente antes do início da atividade técnica e baixada ao final do serviço.
SEGURANÇA JURÍDICA
Define os limites da sua responsabilidade técnica e garante proteção legal tanto para o profissional quanto para o cliente.
ACERVO TÉCNICO
É a ART que permite registrar seu Atestado de Capacidade Técnica, formando o seu acervo profissional, fundamental para comprovar experiência em licitações e processos seletivos. A certificação de atestado de capacidade técnica possui validade de 06 (seis) meses, sendo necessário solicitar renovação para manutenção da sua validade.
como solicitar
A solicitação da ART deverá ser realizada através do Autoatendimento-Serviços online. Basta acessar o link, realizar o login, clicar em "Requerimentos” , depois “Anotação de Responsabilidade Técnica” e seguir as etapas.
ESTAR EM DIA
Estar em dia com o pagamento das anuidades junto ao CRA-ES e regular com o registro, caso o registrado possua Carteira de Identidade Profissional vencida, será necessário providenciar a substituição por uma nova Carteira
CONCLUSÃO
A emissão da ART será feita após confirmação de pagamento. Quando realizado no cartão de crédito, o pagamento é baixado na mesma hora. Já os pagamentos realizados em boleto bancário são baixados somente no próximo dia útil.
Após concluída a solicitação e realizado o pagamento, a certidão será disponibilizada para download, em até 04 dias, no menu “Requerimentos” “Acompanhar histórico” "Informações" "Download"
outros documentos e orientações
É o documento que certifica a experiência adquirida pelo profissional para atender às exigências nos editais de licitação de contratação de serviços da Área de Administração ou apresentarem às empresas que necessitem de maior segurança na hora de contratar um profissional.
É por meio de atestados de capacidade técnica certificados pelo CRA-ES, emitidos por Pessoas Jurídicas de direito público ou privado, que o profissional comprova sua experiência e qualificação técnica nos campos exclusivos da Administração de que trata Lei n.º 4.769, de 9 de setembro de 1965.
PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
- Encaminhar o Atestado original.
- Encaminhar o Contrato de prestação de serviços ou Carteira de Trabalho e as notas fiscais do serviço (admitindo-se RPA).
- Encaminhar o Projeto, proposta ou plano de trabalho que originou o serviço.
- Caso seja mencionado o vínculo do Administrador com um contrato específico de uma pessoa jurídica, é necessário que o profissional tenha participado de toda a execução do serviço e seja apresentado o contrato, com os respectivos aditivos contratuais e a última nota fiscal.
- Para atestar a Responsabilidade Técnica do Administrador sobre o contrato, é necessário que a data de início seja igual ou superior à da inclusão da Responsabilidade Técnica no CRA-ES.
- Estar em dia com o pagamento das anuidades junto ao CRA-ES e regular com o registro. Caso o registrado possua a Carteira de Identidade Profissional vencida, será necessário providenciar a substituição.
- Pagar a taxa de Registro e Certidão de RCA, que será gerada após protocolo no Sistema.
INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NO ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA: Para efeito de certificação no CRA-ES de comprovação de aptidão para desempenho de atividades de Administração – RCA, os atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público, privado ou tomador de serviços, deverão conter:
- Identificação do tomador do serviço: nome, telefone, endereço e CNPJ/CPF.
- Papel timbrado ou carimbo de CNPJ do tomador do serviço.
- Assinatura eletrônica do emitente ou com firma reconhecida em Cartório que deverá ser o Representante Legal da Instituição, Prefeito, Secretário ou Fiscal do Contrato.
- Data de emissão atualizada (no máximo até 02 (dois) meses anteriores à data do registro do Atestado). Exigência dispensada para casos de prestação de serviços concluída.
COMO SOLICITAR: A solicitação da Certidão referente ao serviço que deseja registrar, deverá ser realizada através do Autoatendimento-Serviços online. Basta acessar o link: https://cra-es.implanta.net.br/servicosOnline/, realizar o login, clicar em “Requerimentos” – “Registro de RCA” ou “Renovação de Certidão de RCA”, incluir a documentação completa digitalizada no Sistema, seguindo as etapas e realizando o pagamento. Após concluído, a documentação será analisada e a Certidão e o Atestado serão encaminhados para o e-mail cadastrado.
PRAZO PARA ENTREGA DA CERTIDÃO:
Até 04 (quatro) dias úteis.
VALIDADE DA CERTIDÃO:
A Certidão de RCA possui validade de 06 (seis) meses.
A certificação de atestado de capacidade técnica possui validade de 06 (seis) meses, sendo necessário solicitar renovação para manutenção da sua validade.
PARA REQUERER É NECESSÁRIO: (Documentação baseada no último atestado registrado)
- Prestação de serviços concluída:
- Enviar o Atestado registrado e Certidão originais.
- Prestação de serviços em execução dentro do prazo de vigência do Contrato:
- Enviar o Atestado registrado e Certidão, originais;
- Enviar o novo Atestado atualizado, original, referente ao acompanhamento do serviço com data de emissão atualizada;
- Enviar a última nota fiscal (ou RPA) referente ao serviço.
- Prestação de serviços em execução, que tenha termo de prorrogação de vigência de contrato ou aditivo contratual:
- Enviar o Atestado registrado e Certidão, ambos originais;
- Enviar o novo Atestado atualizado, original, referente ao acompanhamento do serviço com data de emissão atualizada;
- Enviar a última nota fiscal (ou RPA) referente ao serviço;
- Enviar o original do Termo de prorrogação de vigência do contrato ou do aditivo contratual.
- Estar em dia com o pagamento das anuidades junto ao CRA-ES e regular com o registro. Caso o registrado possua Carteira de Identidade Profissional vencida, será necessário providenciar a substituição por uma nova Carteira.
- Pagar a taxa de Renovação de Certidão de RCA, que será gerada após protocolo no Sistema.
INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NO ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA: Para efeito de certificação no CRA-ES de comprovação de aptidão para desempenho de atividades de Administração – RCA, os atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público, privado ou tomador de serviços, deverão conter:
- Identificação do tomador do serviço: nome, telefone, endereço e CNPJ/CPF.
- Papel timbrado ou carimbo de CNPJ do tomador do serviço.
- Assinatura eletrônica do emitente ou com firma reconhecida em Cartório que deverá ser o Representante Legal da Instituição, Prefeito, Secretário ou Fiscal do Contrato.
- Data de emissão atualizada (no máximo até 02 (dois) meses anteriores à data do registro do Atestado). Exigência dispensada para casos de prestação de serviços concluída
COMO SOLICITAR: A solicitação da Certidão referente ao serviço que deseja registrar, deverá ser realizada através do Autoatendimento-Serviços online. Basta acessar o link: https://cra-es.implanta.net.br/servicosOnline/, realizar o login, clicar em “Requerimentos” – “Registro de RCA” ou “Renovação de Certidão de RCA”, incluir a documentação completa digitalizada no Sistema, seguindo as etapas e realizando o pagamento. Após concluído, a documentação será analisada e a Certidão e o Atestado serão encaminhados para o e-mail cadastrado.
PRAZO PARA ENTREGA DA CERTIDÃO:
Até 04 (quatro) dias úteis.
VALIDADE DA CERTIDÃO:
A Certidão de RCA possui validade de 06 (seis) meses.
PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
- Enviar os Atestados e Certidões correspondentes devidamente registrados no CRA (dentro do prazo de validade) que constarão na Certidão de Acervo.
- Pagar a taxa de Certidão de Acervo Técnico, que será gerada somente após a análise dos documentos.
COMO SOLICITAR:
Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email: contato@craes.org.br
As Certidões de RCA ou de Acervo Técnico somente terão validade na jurisdição de outro CRA, após serem visadas por esse.
PARA REQUERER É NECESSÁRIO:
- Enviar o Atestado original, devidamente registrado no CRA de origem, acompanhado da correspondente certidão com validade vigente;
- Enviar a primeira folha do Edital de licitação que deseja participar;
- Enviar a Carteira de Identidade Profissional – CIP;
- Pagar a taxa de Visto. A taxa será gerada após análise dos documentos, para pagamento em Cartão ou boleto.
COMO SOLICITAR:
Digitalizar e encaminhar a documentação completa para o email: contato@craes.org.br
