No momento, você está visualizando CRA-ES fiscaliza 1,9 mil profissionais em todo o Espírito Santo

CRA-ES fiscaliza 1,9 mil profissionais em todo o Espírito Santo

O CRA-ES iniciou esta semana uma ampla ação de fiscalização sobre o exercício da Responsabilidade Técnica (RT) em todo o Espírito Santo. Cerca de 1.900 profissionais registrados receberam o documento oficial que solicita um relatório das atividades desenvolvidas na empresa, conforme previsto no Manual de Responsabilidade Técnica da Administração (RN nº 643/2024). A iniciativa integra as ações permanentes do Conselho para garantir que as atividades de gestão sejam conduzidas por profissionais devidamente habilitados e comprometidos com os princípios da ética, da transparência e da legalidade.

O diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ES, Adm. Hermano Mattos, explicou que “a Responsabilidade Técnica é uma garantia de que as decisões administrativas estão sendo tomadas por profissionais qualificados, capazes de aplicar a ciência da Administração de forma ética e segura. Quando o Conselho fiscaliza, ele cumpre sua missão de proteger a sociedade e fortalecer a credibilidade dos profissionais registrados”, destacou.

Ainda segundo ele, a fiscalização tem caráter orientativo e educativo, e não apenas punitivo. A proposta é consolidar a cultura da boa gestão e incentivar o cumprimento das normas que regulam o exercício profissional no Espírito Santo.

Ser responsável técnico é assumir um compromisso com a qualidade da gestão, com a ética e com as pessoas impactadas pelas decisões administrativas. O CRA-ES está ao lado dos profissionais que exercem essa função com seriedade e respeito à lei”, completou o diretor.

Com essa iniciativa, o CRA-ES reforça sua atuação como autarquia federal responsável por habilitar, fiscalizar e disciplinar o exercício da Administração, promovendo a valorização dos profissionais e a segurança das organizações que contam com gestores registrados.

Jornalista Márcia Menezes | Assessora de Comunicação