Entre os dias 2 e 5 de setembro, o Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) realizou visitas técnicas às Comissões Permanentes de Licitação (CPLs) e setores administrativos de prefeituras e câmaras municipais nos municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança, Pinheiros e Conceição da Barra.
O objetivo foi orientar gestores públicos sobre a obrigatoriedade legal da participação de Profissionais da Administração em funções como pregoeiros e agentes de contratação, conforme previsto na legislação que regulamenta a profissão.
De acordo com a gerente de Registro e Fiscalização do CRA-ES, Adm. Janaína Guaitolini Merlo Bretas, o diálogo direto com os servidores municipais é essencial para garantir boas práticas nas compras públicas. “Esse diálogo direto fortalece a transparência e assegura a conformidade legal nas contratações públicas”, afirmou.
O analista de Registro e Fiscalização, Adm. Rafael Barros, destacou a receptividade dos gestores locais durante as orientações. “Encontramos servidores interessados em compreender melhor a legislação e em aplicar corretamente os princípios da Administração Pública, o que reforça a importância dessa aproximação do CRA-ES com os municípios”, pontuou.
As orientações reforçam o papel do CRA-ES na fiscalização preventiva, aproximando o Conselho dos municípios e contribuindo para que os processos licitatórios sejam conduzidos por profissionais habilitados, assegurando maior eficiência, legalidade e responsabilidade na gestão pública.
Adm. Fernanda Manso | Assessora de comunicação CRA-ES