O Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES) integrou, entre os dias 19 e 23 de maio, mais uma etapa da força-tarefa promovida pela Câmara de Fiscalização e Registro do Conselho Federal de Administração (CFA). A ação teve como objetivo analisar processos em grau de recurso, otimizando a tramitação de demandas acumuladas e fortalecendo os instrumentos de fiscalização do Sistema CFA/CRAs.
Representando o Espírito Santo, a administradora Janaína Guaitolini Merlo Bretas, gerente de Registro e Fiscalização do CRA-ES, integrou a força-tarefa ao lado dos administradores Ludmilla Cazita Evangelista Soares (CRA-MG), José Adolpho de Lima Avelino Vieira (CRA-MT), Valéria Cristina de Sousa Brito (CRA-PB) e Alexandre Seabra de Oliveira Batista (CRA-BA), reforçando a atuação técnica e colaborativa dos regionais no aperfeiçoamento da fiscalização nacional.
Durante a força-tarefa, foram analisados 123 processos. O crescimento no número de processos se deve, em parte, à utilização do Prospecta — ferramenta desenvolvida para potencializar as ações de fiscalização em módulos como Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Licitações, além dos novos Fisc e Selecta, em fase de implementação.
A atuação da gerente do CRA-ES evidencia o compromisso técnico do regional capixaba com o fortalecimento da profissão e com o cumprimento da legislação que rege o exercício da Administração. A presença ativa do CRA-ES nesse tipo de agenda nacional reafirma sua postura estratégica e colaborativa no Sistema, contribuindo para uma fiscalização mais eficiente, ética e alinhada à missão institucional dos Conselhos.