Foi publicado no Diário Oficial da União o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A parceria visa promover o aprimoramento da gestão pública, com foco especial nos municípios brasileiros.
O instrumento fortalece a cooperação técnico-científica e institucional entre as entidades, que atuarão de forma conjunta em iniciativas voltadas à transparência, planejamento estratégico, eficiência administrativa e qualificação de gestores e servidores.
O acordo prevê ações para modernização dos processos administrativos, desenvolvimento de programas de capacitação e incentivo à profissionalização da gestão municipal. A iniciativa também contempla a promoção de boas práticas, estudos e projetos voltados à melhoria dos serviços públicos.
A cooperação terá vigência inicial de sessenta meses, contados a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogada mediante comum acordo entre as instituições. O documento foi assinado pelo ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer, e pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo.
Segundo o líder da autarquia, o acordo representa um marco para o fortalecimento da administração pública no país:
“A união de esforços entre o CFA e o TCU reforça nosso compromisso com uma gestão pública mais eficiente, ética e baseada em evidências. Vamos trabalhar para ampliar a profissionalização dos gestores e garantir que os municípios tenham acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para entregar melhores serviços à população brasileira.”, afirmou Leonardo Macedo.
Com a cooperação, o Sistema CFA/CRAs reforça sua missão de contribuir ativamente para a qualificação das administrações públicas e o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo políticas de integridade, eficiência e inovação no setor público.
Assessoria de Comunicação CFA
