CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

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Espírito Santo, 10 de Fevereiro de 2016.



Notícias

25/07/2011
O Dia do Administrador vem aí

No dia 09 de setembro comemora-se o dia  Nacional do Administrador e o CRA-ES prepara uma série de eventos para marcar a data e trazer o registrado de volta ao Conselho. Um dos eventos será a Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo marcada para o dia 05 de setembro. 

Confira programação completa:

SEMINÁRIO DA GESTÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA - DESAFIOS, CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

Local: auditório do CRA-ES 

Data: 01 de setembro de 2011

Inscrições clique aqui.

Público-alvo 

Empresários, profissionais de diversos setores, jornalistas e interessados.

Objetivo geral:

Discutir sob a ótica da gestão, o aperfeiçoamento das microempresas, empresas de pequeno porte, empreendedores individuais e produtores rurais, dos diversos segmentos econômicos.

Objetivos específicos:

1 – Envolver, em âmbito nacional e estadual, o Administrador, na discussão dos temas relativos aos pequenos negócios;

2 – Ampliar o debate para o desenvolvimento dos pequenos negócios;

3 – Contribuir, sistematicamente, para o aperfeiçoamento da Lei Geral, introduzindo tópicos em projeto de lei parlamentar tramitando no Congresso Nacional.

Programação:

13:00- Credenciamento

13:30 - Contextualização do evento /Oficinas

13:45 -  Pronunciamento Autoridades

14:00 - Palestra Master “A Gestão das MPE – Oportunidades e Desafios”

Palestrante: ENIO PINTO - Gerente Nacional de Inovação e Tecnologia de SEBRAE Nacional

15:00 - Oficinas simultâneas

17:00 - Coffee break

17:20 - Apresentação dos relatos setoriais das oficinas

17:45 - Encaminhamento

Oficinas

Oficina 1: MPE – Propriedades Rurais

Participantes convidados: Faes

Oficina 2: MPE – Indústria

Participantes convidados: Findes e Copem

Oficina 3: MPE – Comércio

Participantes convidados: Fecomércio

Oficina 4: MPE – Serviços

Participantes convidados: Femicro

Oficina 5: MPE – Fiscal Contábil

Participantes convidados: Conselho Regional de Contabilidade e Sescon.

SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EM HOMENAGEM AO DIA DO ADMINISTRADOR

Data: 05 de setembro

Hora: 19h

Local: Assembleia Legislativa

PALESTRA CONSTRUA SEU ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO

Palestras às 19h nos seguintes locais:

12/09  (segunda-feira) – Sede CRA-ES 

14/09 (quarta-feira) – São Mateus -  Sesc de São Mateus

15/09 (quinta-feira) –  Linhares - Cerimonial Conceição

19/09 (segunda-feira)– Colatina - Auditório Apae

26/09 (segunda-feira) – Cachoeiro de Itapemirim - Auditório Ifes

Inscrições clique aqui

Palestrante: Richard Moreira 

 - Consultor, Conferencista e Professor de Ensino Superior  em cursos de graduação e pós-graduação, em diversas Instituições onde acumula experiência como docente em disciplinas nas áreas de Economia, Administração, Marketing, Marketing Internacional, Recursos Humanos, Estratégia, Inteligência Executiva e Empresarial e Negociação. - Consultor de Empresas como Chocolates Garoto, Nestlé,  Caixa Econômica Federal, Coca-cola Company, Sabb-Del Vale/Mais, American Express, Air France, Tam Linhas Aéreas, Varig S.A, Grupo Águia Branca, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar-ES, Senac, Findes, Rotary International, Maxweld Corp. Tv-Educativa-ES, Sinpro-ES, dentre outras.

SOLENIDADE PREMIAÇÃO AO "ALUNO DESTAQUE ACADÊMICO"

29/09 - quinta -feira

Local: Auditório CRA-ES

Hora: 19h

Serão homenageados Administradores, bacharéis em Administração, Técnologos e graduados em cursos de Tecnologia em Gestão formados no primeiro semestre de 2011 nas faculdades da Grande Vitória, indicados pelos professores e coordenadores como “Aluno Destaque Acadêmico”.  Na solenidade os homenageados receberão uma placa personalizada do CRA-ES. 

Através do “Aluno Destaque Acadêmico” o CRA-ES homenageia os egressos dos cursos de Administração que pela sua motivação, bom senso, disciplina e método de estudo, galgaram excelentes avaliações nas áreas cognitiva e afetiva, demonstrando conhecimento e inteligência.

Os critérios observados pelos professores e coordenadores de curso para indicação do “Aluno Destaque” foram presença nas aulas, notas, pontualidade, responsabilidade, ética, comprometimento, bom relacionamento com os colegas e com a Instituição.

Estarão presente na solenidade os familiares e convidados dos homenageados, dirigentes das faculdades, professores, Administradores e representantes da sociedade.

O evento terá palestra com o Conselheiro Prof. Alexandre Wersnebach  com o tema “Me Formei, e Aí?”


25/07/2011
Homenageados do Aluno Destaque Acadêmico concorrem a bolsa

O CRA-ES sorteou 5 bolsas para o curso DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GESTÃO DO MEIO AMBIENTE que acontece nos próximos dias 29 e 30 de julho e será ministrado por Fernando Schettino. Confira os ganhadores:

  1. Drieli Destefani
  2. Gilmar Gonçalves da Rocha
  3. Luciano Cremonini
  4. Rafael Machado Prado
  5. Wesley da Silva Gonçalves

CAPACITAÇÃO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GESTÃO DO MEIO AMBIENTE

II Turma do Curso Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Meio Ambiente.

O curso tem como finalidade aprimorar os conhecimentos técnicos dos empregados, para atuação nos projetos, que estão intrinsecamente relacionados às questões socioambientais, desenvolvimento local, corredor de biodiversidade, fortalecimento da economia em área restrita, gestão ambiental e desenvolvimento sócio-econômico de famílias carentes.

PROGRAMAÇÃO:

1- Introdução

  • Conceitos básicos sobre meio ambiente
  • Histórico da busca pelo desenvolvimento
  • Introdução à legislação ambiental
  • O papel da Educação Ambiental como caminho para a sustentabilidade – Histórico das principais Conferências Mundiais, Protocolos, Agenda 21

2- Funcionamento do Sistema Institucional de Meio Ambiente e Legislações Ambientais

  • Ética, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Consumo e Sustentabilidade
  • O papel da biodiversidade no Desenvolvimento Sustentável

3 – Gestão Ambiental

  • Histórico e perspectivas. O papel governamental na gestão ambiental. Economia ecológica. A variável nas organizações. Prevenção de poluição.
  • Políticas Públicas Ambientais: Licenciamento ambiental.
  • Avaliação do Impacto Ambiental – os aspectos socioambientais envolvidos nas empresas e as exigências legais de licenciamento ambiental

4 – Gestão Ambiental Empresarial

  • A variável ambiental nos negócios, o meio ambiente na empresa.
  • Introdução ao Sistema de Gestão Ambiental – Série ISO 14000

Carga Horária: 16 horas

Período: 29 e 30/07/11

Local: CRA, Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES –

Frequência Mínima: 100 %
Quantidade de Vagas: 30

Instrutor: Fernando Schettino

20/07/2011
FCAA abre inscrições para cursos

Almoxarifado

Organização e Gestão no Serviço Público

Gestão da Compras Públicas com Ênfase em Especificação de Materiais

Administração de Patrimônio no Serviço Público

Informações: 4009-7937 ou cursos@fcaa.com.br ou clique aqui.

20/07/2011
Inscrições para o Teste ANPAD

Encerram-se dia 23 de agosto de 2011, as inscrições para o Teste ANPAD.O exame nacional, utilizado em processos de seleção de cursos de pós-graduação stricto sensu e de curso profissionalizantes de Administração, Ciências Contábeis e áreas afins, além de requisitos básicos em processos seletivos de diversas organizações.

Língua Portuguesa             

Língua Estgrangeira

Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico

Mais informações: (31) 2531-7061 / 8832-7899, teste@anpad.org.br ou clique aqui.

14/07/2011
Oportunidade para Administradores

O Vitória Apart Hospital abriu oportunidade de emprego Analista Fiscal.

Vaga: Analista Fiscal

Escolaridade: Ensino Superior em ADM

Atribuição Geral: Acompanhar as classificações e conciliações de relatórios contábeis, financeiros, folha de pagamento, rotinas fiscais e tributárias e demais serviços inerentes à rotina contábil.

Conhecimentos específicos:

  • Conhecimento das Legislações para o cumprimento das apurações dos impostos e acompanhamento das rotinas na área fiscal e tributária;
  • Conhecimento de periódicos técnicos para atualização e orientação das legislações em vigor;
  • Conhecimento intermediário do Pacote Office;

Interessados enviar currículo para larasathler@vah.com.br com a pretensão salarial (no currículo e no assunto do e-mail).

13/07/2011
Bolsas de Estudo - cadastro de reserva para alunos da graduação

Fucape Business School está desenvolvendo um Cadastro Reserva de alunos de graduação da instituição candidatos a bolsas de iniciação científica PIBIC. O número de bolsas disponibilizadas ainda não foi definido pelo órgão de fomento, no entanto, a instituição está realizando o levantamento de alunos interessados em pleiteá-las.

Os alunos interessados devem verificar detidamente os critérios definidos e indicar, com comprovação, se atendem ou não aos quesitos, conforme cada item descrito nos REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA

As informações prestadas e os documentos anexados deverão ser protocolados no Setor de Atendimento da instituição, até no máximo dia 29 de julho de 2011, às 14 h.

Mais informações: 27 4009 4425 ou clique aqui.

08/07/2011
Administradores querem ajudar na gestão dos municípios

Convênio firmado entre Amunes e Conselho Regional de Administração vai alinhar trabalhos de gestores públicos e privados

O CRA-ES – Conselho Regional de Administração do Espírito Santo fechou um convênio de Cooperação Técnica com a Amunes – Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo. O documento foi assinado pelas duas instituições na noite de ontem, dia 07, durante reunião realizada na sede da Associação, em Vitória.

Com a parceria, CRA-ES e Amunes integrarão suas atividades e trocarão informações para defender o interesse mútuo, fornecendo assistência às ações que desenvolvem. O objetivo é facilitar a apuração de fatos decorrentes da prática administrativa que estejam relacionados às iniciativas pública e privada, tornando o Conselho responsável pela orientação e apoio técnico quando solicitado pela Associação.

“Através da Amunes, teremos contato com todos os 78 municípios do Espírito Santo. Nós, administradores, temos conhecimento e prática em gestão que precisam ser utilizados pelos prefeitos como uma ferramenta do desenvolvimento local. Podemos contribuir levando para o setor público as principais iniciativas desenvolvidas no ramo privado”, destaca o presidente do CRA-ES, Marcos Félix Loureiro.

Para o presidente da Amunes, Gilson Amaro, as prefeituras e câmaras precisam entender que é fundamental a capacitação dos servidores para o fortalecimento da gestão municipal. “A boa administração é muito importante para os municípios, por isso damos suporte político e técnico, unindo e fortalecendo as administrações municipais em todo estado”, disse.

Outras parceiras

O CRA-ES também mantém parceria com outras instituições para facilitar o seu trabalho de fiscalização. Entre os parceiros estão a JUCEES – Junta Comercial do Espírito Santo, MP-ES – Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas da União do Espírito Santo.


04/07/2011
Hora de refazer os planos: confira dicas de como planejar sua carreira para o próximo semestre

por Adminsitradores.com

Começo de julho é a época ideal para o profissional rever as ações que foram tomadas no primeiro período do ano.

No começo do ano, é comum que os profissionais façam um planejamento de sua carreira para os próximos 12 meses. Se esse é o seu caso, o segundo semestre é a hora de realizar uma revisão. É o que aconselham especialistas.

Para a diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Izabel de Almeida, o começo de julho é a época ideal para o profissional rever as ações que foram tomadas no primeiro semestre do ano e principalmente os resultados alcançados até o momento. “Se tudo correu conforme o previsto e o resultado era o esperado, está ótimo. Mas, se houve alguma dificuldade, é importante rever as ações para saber em que melhorar. A pessoa tem de fazer uma auditoria do próprio planejamento”, aconselha.

A orientadora vocacional e coordenadora do Departamento de Carreiras da Veris Faculdades, Jamile Ferraresso, aconselha ainda que o profissional encontre alguma maneira de medir os resultados alcançados desde começo.

“É importante especificar o seu objetivo e encontrar uma maneira de mensurar o que deseja, assim é possível acompanhar a evolução do planejamento. Se algo não sair como previa, por falta de recursos financeiros, ou outros motivos, o profissional pode encontrar uma alternativa”, diz.

Nova meta

Já se o objetivo do profissional mudou no decorrer do ano, ele tem de traçar um novo plano. Mas o trabalho não partirá do zero: ele pode aproveitar o planejamento antigo e readaptar o passo a passo feito anteriormente.

Muitas vezes este novo realinhamento deve ser feito porque o profissional superestimou a sua capacidade, influenciado pelo entusiasmo do começo do ano. De acordo com Jamile, para que o planejamento tenha sucesso, a meta almejada tem de ser viável; por isso, nada de sonhar com oportunidades impossíveis de serem alcançadas neste momento.

Por fim, Izabel aconselha que o profissional procure a ajuda do chefe, para que ele possa compartilhar as experiências e sugerir novas ações.

“O gestor pode ajudar neste momento. O profissional deve lembrar que muitas vezes a meta deve ser mudada não por uma falha dele, mas por influência de outros fatores. Se for por erro dele, ele deve ter maturidade para assumir o erro. Além da maturidade, a tranquilidade também tem de estar presente neste momento”, finaliza.

29/06/2011
Um Novo Mercado: O Marketing Verde

Por Murilo Cucolo para Melhor do Marketing

Um dos mercados de maior potencial neste século é o de produtos ecológicos voltados ao consumidor final.  Esse é um mercado ainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e América do Sul, embora já seja uma realidade na União Européia e Oceania, onde a força e consciência ambiental dos consumidores já fazem parte da cidadania destes povos. No Brasil, quando se fala em produto ecológico, quase sempre vem à mente a idéia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou, em âmbito empresarial, de equipamentos e sistemas para controle de emissão de poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Contudo, para o consumidor final, o conhecimento do que seja um produto ecológico comercial para seu uso ainda é algo distante

Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, não tóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente  e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.

Dados de uma pesquisa do Ibope sobre o consumo no século XXI apontam que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar de estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Aliado a este estudo vem o crescimento consistente das vendas pela internet, cujo faturamento em 2010 chegou à casa dos 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40% em relação a 2009.O mercado de produtos ecológicos está apenas engatinhando no Brasil. Já há muitas e boas iniciativas, e acredita-se que estamos no caminho certo, apesar de ainda identificarmos alguns desafios, dentre os quais a moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que a compara com produtos sem charme e rústicos demais. Outro problema é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos são mais altos, encarecendo o preço final dos produtos.

A tendência geral dos produtos de consumo, de ser cada vez mais ecológicos e econômicos, parece que a idéia veio para ficar, tendo em vista o crescimento nas vendas de tais produtos.

Atualmente os consumidores preocupam-se cada vez mais com seu bem-estar e estendendo essa preocupação ao que o produto que consomem possa causar ao meio natural, as indústrias, em  busca do consumidor  neste  novo segmento de mercado, fez com que as mesmas busquem desenvolver novos produtos, em contrapartida, o anseio do consumidor fez com  que as empresas buscassem, através da melhoria de seus processos,  se tornassem mais competitivas.

As estatísticas mostram que cada vez mais consumidores apostam nos produtos ecológicos na hora de fazer compras, procurando etiquetas com certificação e encontrando cada vez mais alimentos nas estantes dos supermercados.

Estratégia de canais de distribuição do marketing  sobre os atributos do produto, principalmente  sobre os aspectos positivos em relação ao meio ambiente, e transmitir a imagem de organização relacionada com a defesa e preservação de valores ambientalmente corretos é um diferencial de posicionamento e competitividade, um objetivo para qualquer tipo de empresa e deve estar no centro do negócio.

Por meio da manutenção de uma consciência de melhoria contínua voltada para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos a estratégia para estes produtos pode influenciar o comportamento dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas. Intensificar a divulgação desses produtos com o intuito de informar o consumidor sobre o que é um produto ecologicamente correto, suas principais características e atributos, de forma a impactar no comportamento usual do mesmo.

28/06/2011
Mercado de luxo cresce com toque feminino

Por Aline Feltrin para Expomoney

O mercado de luxo é um dos que mais crescem no País. Segundo dados da quarta edição da pesquisa realizada pela MCF Consultoria e Instituto GFK, o setor faturou US$ 6,23 bilhões em 2009 e chegou a R$ 7,59 bilhões em 2010, um aumento de 22%. A projeção para esse ano é que o crescimento continue na casa dos dois dígitos. A mesma pesquisa aponta que as mulheres são as responsáveis pelo salto desse mercado.

Representam a maior parcela entre os compradores de artigo de luxo. Apenas 42% são homens, contra 58% das consumidoras femininas que possuem uma renda mensal superior a R$ 10 mil. Se elas são a maioria no grupo dos consumidores deste segmento, acabam predominando também o mercado de trabalho desse setor, principalmente nos ramos relacionados à moda.

Para cada dez trabalhadores, pelo menos sete são mulheres. Somente em áreas mais específicas como a de automóveis e aviões é que o gênero feminino ainda não é a maioria.

Domínio feminino

Algumas das grandes grifes internacionais com atuação aqui no Brasil dispõem de mulheres na linha de frente. São elas as responsáveis pelo desenvolvimento estratégico da marca. Um exemplo é a diretora-geral da grife francesa Christian Dior no Brasil há mais de dez anos, Rosangela Lyra. “Ela não é responsável por fazer a marca Dior, mas é o espírito da grife no País. Ela é uma mulher elegante, bonita e inteligente”, diz o diretor do curso MBA Gestão do Luxo da Fundação Álvares Penteado (FAAP), Silvio Passareli.
A explicação dele para haver maior número de mulheres trabalhando nesse setor vai além do fato de ser uma “consequência” de também existir mais mulheres do que homens comprando artigos de luxo. Na visão de Passareli, o luxo remete a detalhes e as mulheres possuem mais aptidão para lidar com isso. Além de se darem bem por serem mais sensíveis e mais habilidosas para trabalharem com artigos delicados.

Preferência
É por conta dessa sensibilidade que Paula Zambello Freitas, que trabalha como vendedora na loja da grife francesa Chanel, acredita que as consumidoras do gênero feminino sentem-se mais à vontade quando são antendidas por vendedores do mesmo sexo. Ao contrário dos homens, que confiam serem atendidos por ambos.

De acordo com a professora do curso de marketing para produtos e serviços de luxo da ESPM, Suzane Strehlau, o sexo feminino transmite segurança para atender os dois gêneros quando o assunto é luxo. “A figura feminina é suave e cai bem. E, por isso, há mais oportunidades de trabalho para as mulheres”, comenta.

Outro fator que as colocam à frente do homem é ter mais escolaridade. Mesmo assim, como em qualquer outro segmento, precisam vencer alguns obstáculos. O mais importante deles é encarar o preconceito que ainda existe à respeito do seu valor como profissional. “O grande desafio é serem tratadas como profissionais e não como mulheres que, aliás, são melhores que os homens para traçar estratégias de uma marca deste setor”, completa Passareli.

Atributos
Paula Zambello Freitas possui formação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pós graduação na Itália em comércio internacional. Contabiliza dez anos de experiência neste mercado e acumula funções como supervisora de vendas em uma distribuidora italiana de óculos para marcas Dior, Valentino e Diesel.

A profissional lembra que os atributos desejados para uma mulher trabalhar no mercado vão além da sensibilidade. O nível cultural precisa ser diferenciado em qualquer cargo. “É necessário que a mulher fale outros idiomas e que tenha curso superior para entender melhor as necessidades do cliente.

Além disso, é preciso investir em cursos de vendas para conquistar excelência em atendimento”, afirma. Ela diz ainda que esse tipo de clientela quer gastar seu dinheiro em um local onde suas necessidades são atendidas sob medida, o que gera confiança. Por esse motivo, Paula conta ainda que a aparência impecável é fundamental. Pode parecer óbvio, mas é um dos principais atributos para trabalhar no mercado de luxo.

Paula conta, por exemplo, que investe mensalmente R$ 500 do seu orçamento com cabeleireiro e maquiagem. “Só não preciso gastar o dinheiro com roupas porque temos uniforme”, acrescenta. E mesmo com toda essa preocupação com o visual, a vendedora de luxo confessa que não é necessário investir em artigos de luxo para caprichar na aparência, basta utilizar produtos com boa qualidade. “O que importa é saber a forma correta de usar. A maquiagem, por exemplo, deve ser leve e discreta”, conclui.

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