CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

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Espírito Santo, 22 de Dezembro de 2014.



Notícias

24/04/2009
Resumo do Contrato nº. 005/2009

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo - CRA/ES

Contratado: S/A A Gazeta

Objeto: Fornecimento de assinatura diárias do Jornal A Gazeta

Forma de aquisição: Dispensa de licitação - processo administrativo nº. 017/2009.

Vigência: 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato.

Valor: Assinatura anual: R$ 442,80 (quatrocentos e quarenta e dois Reais e oitenta centavos)

Dotação orçamentária: Recursos conforme orçamento do exercício na conta 3.1.32.06 – Assinaturas Periódicas.

Data da assinatura:  Vitória(ES), 24/04/2009

Adm. Hércules da Silva Falcão

Presidente do CRA/ES

Reg.CRA/ES nº. 0058

22/04/2009
Resumo do Contrato nº. 004/2009

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo - CRA/ES

Contratado: Nassau Editora, Rádio e Televisão Ltda.

Objeto: Fornecimento de assinatura diárias do Jornal A Tribuna

Forma de aquisição: dispensa de licitação - processo administrativo nº. 017/2009.

Vigência: 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato.

Valor: Assinatura anual R$ 342,30 (Trezentos e quarenta e dois Reais e trinta centavos)

Dotação orçamentária: Recursos conforme orçamento do exercício na conta 3.1.32.06 – Assinaturas Periódicas.

Data da assinatura: Vitória(ES), 22/04/2009

Adm. Hércules da Silva Falcão

Presidente do CRA/ES

Reg.CRA/ES nº. 0058

16/04/2009
Guia de Serviços Empresariais do Espírito Santo 2009 de A Gazeta

O guia circula a partir desta sexta-feira (17) para assinantes e será vendido em banca na próxima segunda-feira. Estiveram presentes à solenidade de lançamento Denis Oliveira, diretor de Mídia Impressa da Rede Gazeta; Adm. Hércules da Silva Falcão, presidente do Conselho Regional de Administração; Maria Alice Lindenberg, assessora da Rede Gazeta; José Lázaro Falcão, presidente do Conselho Regional de Economia; Paulo Vieira Pinto, presidente do Conselho Regional de Contabilidade, entre outros empresários.

15/04/2009
Formandos Destaque são homenageados

Durante a Sessão Plenária do mês de abril, realizada no último dia 14, o CRA/ES concedeu a homenagem a 22 formandos de 17 faculdades de Administração da Grande Vitória. Os destaques de faculdades do interior do estado também recebem esta homenagem, mas no dia de sua colação de grau.

Antes da homenagem, o Adm. Augusto Henrique Brunow realizou uma palestra com dicas valiosas a serem seguidas durante a carreira profissional dos novos Administradores.  Entre os conselhos, Brunow afirmou que as mais valiosas qualidades de um profissional devem ser a confiança, o bom relacionamento, o crescimento e a aprendizagem, além do profissionalismo.

Estiveram presentes na homenagem do “Formando Destaque” os coordenadores e professores dos cursos de Administração das faculdades homenageadas, além de parentes e amigos dos homenageados. Por isso, o sentimento de realização pessoal e profissional foi consenso. Os homenageados receberam uma placa personalizada do CRA/ES.

Confirma o nome dos Formandos Destaque:

  • Administrador Alberto Emidio de Oliveira - graduado pela CESAT
  • Amarildo Nascimento dos Santos - bacharel em Administração pela Faculdade Metodista
  • Administradora Ana Lucia Huwer - graduada pela Faculdade São Geraldo
  • Bruna Pessi Fadini - bacharel em Administração pela Unesc Serra
  • Administrador Carlos Magno Celeste - graduado pela FACEVV
  • Cristiano Perisse - bacharel em Administração pela Fabavi Vitória
  • Administradora Eliene de Fátima Santos Oliveira - graduada pela Faculdade Pio XII
  • Fabrícia Rodrigues Fernandes - bacharel em Administração pela Faculdade Novo Milênio
  • Administradora Fernanda Pimentel de Oliveira Correia - graduada pela Fabavi Serra
  • Gilmara Miranda Andrião - bacharel em Administração pela FESAV
  • Administradora Ginette Zuleica Jové de Araujo - graduada pela Faculdade Metodista
  • Administradora Keila Miranda dos Santos - graduada pela FAVI
  • Maira Senna Martins de Almeida - bacharel em Administração pela Univix
  • Administradora Mara Rubia da Silva Ramos Ferreira - graduada pela Faculdade São Geraldo
  • Administradora Nadiana Rocha Santiago - graduada pela Fabavi Vila Velha
  • Renata Gums - bacharel em Administração pela UVV Vila Velha
  • Administrador Ricardo Pinheiro da Silva - graduado pela FAESA
  • Administradora Sebastiana Augusta Carvalho Fernandes - graduada pela FINAC
  • Sérgio Alves Bertolaci - bacharel em Administração pela Faculdade Metodista
  • Administradora Stella Loureiro Xavier – graduada pela FAESA
  • Administrador Tiago Fiorio Longui - graduado pela UVV Vitória
  • Administrador Valdir Brunelli Valerio Júnior - graduado pela FUCAPE 
05/04/2009
Estudantes de Administração serão avaliados pelo Enade 2009

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma.

As inscrições podem ser realizadas no período de 29 de junho a 31 de agosto. Até o dia 29 de maio, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira enviará as instruções e os instrumentos necessários para que as IES – Instituições de Ensino Superior inscrevam os estudantes.

Mais informações no site do Inep: www.inep.gov.br/superior/enade

 

03/04/2009
Estudos e pesquisas de gestão universitária.

Este livro foi escrito a partir da produção de cinco dissertações de mestrado e de três teses de doutorado. A primeira dissertação de mestrado foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1996. A segunda dissertação de mestrado foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Administração na PUC do Rio de Janeiro no ano de 2001. A terceira dissertação de mestrado foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também no ano de 2001. A quarta dissertação de mestrado foi defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção da UFSC no ano de 2002. As três teses de doutorado foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da UFSC. Uma no ano de 2003 e duas no ano de 2004.

Identificam-se e analisam-se as estratégias e táticas adotadas pelas lideranças universitárias e lideranças políticas, os jogos de interesses entre os atores e os grupos sociais envolvidos no processo de constituição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Universidade Pública, multicampi estabelecida no Extremo Oeste do Estado do Paraná. Para finalizar o livro, analisa-se e propõe-se um modelo de gestão de processos. Este texto aponta a importância do modelo de gestão de processos utilizando como objeto de análise um Departamento da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

O capítulo 2 escrito pelo Prof Ricardo Roberto Behr, ex-Conselheiro do CRA/ES, vem auxiliar na reflexão sobre a constituição de universidades públicas caracterizadas como multicampi – o caso da instalação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, inicia-se com o processo das discussões e ações da comunidade acadêmica do Oeste do Paraná e de Políticos e demais lideranças para a implantação do ensino superior na região. Faz uma trajetória dos grupos de professores fundadores, concursados que transpareciam como emergentes e com a preocupação da transparência administrativa da gestão pública. O texto expõe ações estratégicas de um grupo conservador, sob a ótica organizacional, a ótica política e acadêmica que leva a coletividade.

Mais informações no site  www.editoracrv.com.br.


 

02/04/2009
Concurso do TRT–ES – Pedida anulação de sentença injusta.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), de acordo com a Lei 11.416, possui a competência para definir cargos do Quadro de Pessoal da Justiça do Trabalho. O cargo de Analista Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Administração, com registro no CRA, descrito no Ato 193/2008 do CSJT, foi extinto pela Resolução 47/2008 do próprio CSJT, e substituído pelo cargo Analista Judiciário, Área Administrativa, sem Especialidade. Ao fazer isso, os redatores da Resolução não observaram que as atribuições do cargo sem especialidade são privativas do Administrador.  

Os atos normativos internos que fundamentaram o edital do TRT contrariam as especificações no tocante a formação do Administrador, infringindo a Lei 4769/65, que cria a define a profissão, e conseqüentemente as leis federais que tratam do tema.  

Para exercer funções específicas de um Administrador, especialmente em um cargo público, é indispensável que o profissional seja graduado e capacitado para atender as expectativas.  O concurso recruta profissionais que não possuem formação específica para exercer as atribuições do cargo, e isso gera um desperdício de dinheiro público e a perda da criatividade profissional. Por exemplo, a demora dos processos na Justiça do Trabalho, pode não ser um problema de falta de investimentos, mas sim, resultados da ausência de planejamentos técnicos concretos, de documentações formuladas de forma cientificamente correta por Administradores. 

Outra irregularidade do concurso é que para todos os candidatos aos cargos oferecidos no concurso, exige-se o conhecimento do conteúdo programático geral de direito e o específico do cargo. Mas com relação à Administração, na descrição dos conteúdos exigidos na prova, fica claro que tudo está voltado para o direito, não tendo qualquer relação com as atribuições que serão executadas na prática pelo profissional aprovado, o que desrespeita a Lei 9.394/96, que define as diretrizes e bases da educação e a Resolução 13.107/05, que define as diretrizes curriculares. 

Lei é lei, e deve ser cumprida, principalmente pelo próprio Poder Judiciário que tem como atividade precípua “dizer o direito”. Não são apenas os Administradores os prejudicados neste processo de seleção, mas toda a sociedade que paga caro por um serviço público, e que tem direito à eficiência. 

01/04/2009
CFA e MEC estudam termo de cooperação

Naquela ocasião foi lançado um desafio pelo Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior da Secretaria de Educação Superior do MEC, Prof. Paulo Roberto Wollinger que convocou o Sistema CFA/CRAs para ser parceiro na avaliação dos cursos de Administração em todo o país e nos processos de autorização para novos cursos.  

Assim, no último dia 26 de março, o presidente do CFA, Adm. Roberto Cardoso Carvalho, esteve em visita ao MEC quando foi recebido pelo Prof. Wollinger para tratar da avaliação dos cursos de Administração e dos mecanismos que podem ser utilizados para combate aos diplomas falsos. Atualmente existe um cadastro único de avaliação de cursos do Ministério formado por especialistas em diversas áreas profissionais. A luta do CFA é para que os cursos de Administração sejam avaliados por Administradores.

Com a parceria proposta – que encontra-se em fase final de análise na Consultoria Jurídica do MEC - será possível formular metas, objetivos e diretrizes para estratégias de alcance dos resultados esperados.  Na questão do combate aos diplomas falsos, o MEC solicitou ao CFA que oriente os Conselhos Regionais de Administração para que, na hora de efetuar o registro de um profissional, observe o endereço físico da IES - Instituição de Ensino Superior para ver se ele está de acordo com a portaria do MEC que estabelece o local onde deve estar instalada a IES e o número de vagas autorizadas para o curso.

Essa parceria tem por objetivo estabelecer uma convergência entre as ações do CFA e do MEC no sentido do fortalecimento profissional e na defesa constante da profissão de Administrador.  

Nara Albernaz

Jornalista 

17/03/2009
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira 2009

O Sistema CFA/CRAs convoca Administradores e empresas a participarem dessa importante premiação que muito valoriza os profissionais e a própria Ciência da Administração.  Patrono dos Administradores brasileiros, Belmiro Siqueira faz jus ao nome do Prêmio. Como servidor público e Conselheiro Federal, ele dedicou sua vida a lutar pelo reconhecimento da profissão.  

Premiação 

Em 2009 serão premiados trabalhos nas seguintes modalidades:

Artigo acadêmico: “Inovação: Desafios e Perspectivas”

Livro: Temas próprios da Administração

Empresa cidadã  

Premiação por categoria

Modalidade Livro: O vencedor receberá certificado, troféu e R$ 7.500,00.(*) 

Modalidade Artigo Acadêmico:

1° lugar: certificado, troféu e R$ 5.000,00.(*)

2° lugar: certificado e R$ 2.500,00.(*)

3° lugar: certificado e R$ 1.250,00.(*)

(*) Valor bruto, sujeito à dedução de impostos e contribuições sociais. 

Modalidade Empresa Cidadã: O vencedor receberá certificado e troféu. 

No caso da solenidade de entrega ocorrer fora da jurisdição do CRA os vencedores de todas as modalidades receberão diária e passagem aérea de ida e volta de sua cidade de origem até o local da premiação. Quando se tratar de trabalhos de autoria coletiva, apenas um dos integrantes receberá diária e passagem aérea até o local da premiação. 

Inscrições:

O candidato deverá efetivá-la mediante a apresentação dos trabalhos concorrentes, nas sedes dos Conselhos Regionais de Administração ou em uma de suas Delegacias até o dia 31 de julho de 2009.

O regulamento do Prêmio Belmiro Siqueira está disponível no site: www.belmirosiqueira.org.br

Para mais informações ligue (61) 3218-1809/ 1819 ou escreva para formacao@cfa.org.br

16/03/2009
Último prazo para pagamento da anuidade 2009 sem multa.

Os profissionais e as empresas que ainda não efetuaram o pagamento da anuidade 2009 têm até o dia 31 de março para fazê-lo sem juros e multas. O boleto da anuidade foi enviado para o endereço constante no cadastro. Os profissionais e as empresas que não receberam podem entrar em contato com o CRA/ES através do e-mail registro@craes.org.br ou pelo telefone (27) 2121-0500, para obter novo boleto e atualizar o cadastro.

 

 

A anuidade compõe a maior parte da receita do Conselho, sendo inteiramente reinvestida na autarquia, que desenvolve ações efetivas para orientar e fiscalizar o exercício da profissão do Administrador. Vale lembrar ainda, que é por meio do registro e do pagamento da anuidade que as empresas e os profissionais são habilitados a exercer suas atividades. 

Fique em dia com a sua anuidade! 

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