CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

FBTW

Espírito Santo, 20 de Janeiro de 2017.



Notícias

12/04/2012
Conselhos e Sindicatos: qual a diferença?

Os Conselhos de Fiscalização Profissional são entidades prestadoras de serviços públicos, com poder de polícia administrativa, criados por lei federal para fiscalizar o exercício da profissão respectiva, em defesa da sociedade. Em consequência disso, possuem delegação de competência do Estado para:

  • habilitar legalmente os profissionais para o exercício da profissão, por meio da concessão do registro profissional;
  • habilitar legalmente as empresas e escritórios técnicos para a exploração das atividades profissionais;
  • fiscalizar o exercício da profissão;
  • cobrar anuidades;
  • aplicar e cobrar multas;
  • executar débitos;
  • aplicar o Código de Ética Profissional;
  • suspender e cassar registros.

 

Sindicatos / Associações de Classe

Os Sindicatos/Associações de Classe são entidades criadas de acordo com previsão constitucional (art. 8º, inciso III) para defender os direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais e administrativas. Em consequência disso, poderão:

  • definir pautas de negociação trabalhista para a categoria;
  • participar de acordos coletivos de trabalho;
  • homologar rescisões de contratos de trabalho;
  • prestar assistência jurídica;
  • firmar convênios visando proporcionar diversão, lazer, assistência médica e odontológica;
  • firmar convênios com empresas comerciais, objetivando proporcionar descontos aos sindicalizados, por ocasião da aquisição de bens de consumo em geral.

Fonte: CRA-RJ

11/04/2012
Prêmio Guerreiro Ramos abre período de inscrições

O Conselho Federal de Administração (CFA) abriu o período de inscrições para o Prêmio Guerreiro Ramos de Gestão Pública. O objetivo da autarquia é incentivar o desenvolvimento de trabalhos no campo da gestão pública e social e divulgá-los amplamente.

Alberto Guerreiro Ramos foi professor, com grande relevância política e acadêmica. Em 2009, o CFA apoiou a reedição de uma das suas principais obras, “Uma introdução ao Histórico da Organização Racional do Trabalho”. O livro contribui até hoje para o mundo acadêmico. “Ainda nos dias atuais os professores e estudantes de Administração não encontram conteúdo semelhante ao relatado na obra”, diz o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, ressaltando a atualidade do pensamento de Guerreiro Ramos. “Este autor estava à frente do seu tempo”, afirma.

Os interessados em participar do prêmio poderão concorrer em duas categorias: “Gestor Público” e “Pesquisador Guerreiro Ramos”. Para isso, é preciso fazer a apresentação dos trabalhos nos CRAs e as indicações deverão ser justificadas e feitas pelo Conselheiro Federal do CFA junto ao CRA ou delegacia regional até o dia 31 de maio de 2012.

A categoria “Gestor Público” é aberta a todo brasileiro, nato ou naturalizado. Já a modalidade “Pesquisador Guerreiro Ramos” é voltada para pesquisadores de qualquer nacionalidade e que tenham oferecido contribuição significativa ao desenvolvimento dos estudos iniciados pelo professor Alberto Guerreiro Ramos e seus reflexos. Porém, ela será concedida sempre que a comissão de avaliação recomendar.

O resultado do Prêmio Guerreiro Ramos será divulgado até o dia 31 de agosto. As regras para participar do Prêmio estão na Resolução Normativa nº 388/2010, disponível no site do CFA: www.cfa.org.br.

09/04/2012
Resumo do 2º Termo Aditivo do Contrato Nº. 009/2010.

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo - CRA-ES.

Contratada: Dinâmica Telecomunicações Ltda – EPP.

Objeto: Prestação de serviços de internet dedicada, com IP fixo.

Motivo: Prorrogação do prazo da vigência do contrato.

Vigência: 30 (trinta) dias a partir da assinatura do Termo Aditivo.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 3.1.32.09.

Data da assinatura – 08/04/2012

Adm. Marcos Félix Loureiro

Presidente

Reg. CRA-ES nº 4.436

09/04/2012
II Congresso do Empreendedor Lusófono

Com o tema “Empreendedor por Natureza”, o II Congresso do Empreendedor Lusófono vai acontecer de 30 de maio a 1° de junho, no Centro de Convenções de Vitória. O CRA-ES é um dos apoiadores do evento, que tem previsão de contar com líderes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Congresso busca, através da igualdade da língua, aproximar empreendedores que possuem objetivos em comum e fomentar o empreendedorismo, gerando trocas comerciais para a evolução do dinamismo econômico dos países de língua portuguesa.

Conheça o site do evento aqui.

09/04/2012
CNPq e Capes criam bolsa Jovens Talentos para a Ciência

6.000 mil bolsas serão oferecidas, ainda este ano, para estudantes que ingressarem em Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferecem, preliminarmente e como projeto piloto a ser iniciado ainda em 2012, 6.000 bolsas de estudo para estudantes que ingressem esse ano nas Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

As bolsas terão o objetivo de identificar precocemente os melhores “Jovens Talentos” entre os ingressantes universitários, com a finalidade de estimulá-los ao interesse e dedicação plena ao aprendizado acadêmico, além dá prática em Ciência e Tecnologia.

Os alunos serão selecionados internamente em cada universidade, depois de passarem por uma prova de conhecimentos. O objetivo é que estes recebam as bolsas já a partir do segundo semestre de 2012. Além disso, os resultados obtidos também poderão ser utilizados como critérios de prioridade nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e no Programa Ciência sem Fronteiras.

Nos próximos anos a modalidade será estendida, também, aos alunos ingressantes em Universidades Estaduais e não públicas.

Fonte: Portal Universia

05/04/2012
Administrador fala sobre Finanças Comportamentais na Rede Sim Brasil (Canal 13)

Este programa foi o primeiro de uma série de quatro programas sobre este tema. Em todas as terças feiras do mês de abril/2012, o Adm. Antonio Carlos Andrade estará no programa Simplesmente Eluza Xavier, desmistificando e explicando Finanças Comportamentais, sua influência na vida de cada pessoa, e dando sugestões para que as pessoas possam melhorar sua vida financeira.  Foi comentado neste primeiro programa o funcionamento do cérebro na hora da compra, como o cérebro processa a informação de compra e o que pode ocasionar a divida. No próximo dia 10/4, será abordado o orçamento familiar. Será demonstrado com elaborar um orçamento eficaz, de fácil controle diário. No dia 17/4, será dado destaque ao tema Planejamento Financeiro.

O Adm. Antonio Carlos Andrade irá ensinar como as pessoas podem conquistar tudo o que querem simplesmente planejando suas finanças. Fechando a série sobre Finanças Comportamentais, no dia 24/4 o tema será investimentos. Com investir, quais as melhores alternativas de investimento. Assuntos como Bolsa de Vales e Tesouro Direto serão abordados no programa.

O programa Simplesmente Eluza Xavier vai ao ar de segunda a sexta na Rede Sim Brasil (Canal 13) das 18h00 às 19h00.

Assista a vídeos e entrevistas do professor Adm. Antonio Carlos Andrade no endereço www.antoniocarlosandrade.com.br

Fique ligado.

04/04/2012
Resumo do contrato Nº 006/2012

Resumo do contrato Nº 006/2012

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES.

Contratada: COMPROCARD Administradora de Cartões Ltda.

Objeto: Prestação de serviços de administradora de cartões de benefícios, especialmente Alimentação/Refeição e Cesta Básica Natalina para o CRA-ES.

Forma de aquisição: Dispensa de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93. Processo nº 037/2012.

Vigência: 12 (doze) meses, contados a partir da data da assinatura do contrato.

Valor: R$ 5,00 (cinco reais), no caso de reemissão de cartão, nos demais tarifa zero.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 3.1.14.02.

Data da assinatura: 17/03/2012.

Adm. Marcos Félix Loureiro

Presidente do CRA-ES

Reg. CRA-ES nº 4.436

02/04/2012
Comitiva do CRA-ES visita o CFA (Brasília/DF)

Na abertura do encontro, o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello, deu boas vindas a comitiva do CRA-ES. “É uma alegria tê-los aqui. Vocês são e serão sempre bem vindos. Essa é a casa de vocês”, disse.

Em seguida, o presidente do CRA-ES, Adm. Marcos Félix Loureiro, agradeceu a receptividade do CFA e falou da importância da visita. “Nossa intenção é mostrar aos conselheiros a importância e a imensidão do Sistema CFA/CRAs, além de promover uma aproximação maior com o Conselho Federal. Tenho certeza que, conhecendo melhor como funciona o Sistema, nossos conselheiros terão mais respaldo para aprovar e tomar decisões em prol da profissão”, afirmou o presidente do Regional capixaba.

O Conselheiro Federal e Diretor da Câmara de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Hércules Falcão, compartilhou o mesmo sentimento. “Somos pioneiros nesse projeto, que promove a integração e permite que os conselheiros conheçam nossa casa maior, o CFA. Agradeço o presidente Marcos pela brilhante iniciativa e ao presidente Sebastião, por ter nos recebido tão bem”, agradeceu.

Após a abertura do encontro, a comitiva do CRA-ES conheceu os projetos de âmbito nacional do CFA. Além disso, eles ficaram por dentro das rotinas para o julgamento dos processos em 2ª instância (Registro, fiscalização e éticos) e das rotinas para elaboração de Deliberações e Acórdãos. Foram apresentados, também, os aspectos jurídicos do Sistema CFA/CRAs: seu papel institucional, principais características e prerrogativas, principais competências, legalidade das ações e figura jurídica do Sistema. No período da tarde, a Comitiva conheceu a estrutura administrativa do CFA e visitou o Congresso Nacional.

A comitiva do CRA-ES que visitou o CFA foi composta pelo Presidente do CRA-ES - Adm. Marcos Félix Loureiro; pelo Conselheiro Federal, Adm. Hércules da Silva Falcão; o Vice-Presidente do CRA-ES, Adm. Fernando Estevez Gadelha; o Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-ES, Adm. Augusto Henrique Brunow Barbosa; o Diretor de Registro e Fiscalização Adjunto, Adm. Bráulio Oliveira dos Santos Filho; os Conselheiros Suplentes, Adm. Herickson Rubim Rangel, Adm. Giovani Borgo Sardi, Adm. Manoel Carlos Rocha Lima, Adm. Alexandre Wernersbach Neves, Adm. Annor da Silva Junior, Adm. Luciano Forrechi; o representante do CRA Jovem, Adm. Robson Brandão Neves; o superintendente do CRA-ES, Adm. Pedro Cipriano Prêmoli; e a Assessora do Gabinete, Cristiany Marie Engelhardt Marim.

Fonte: Ana Graciele/CFA

30/03/2012
Resumo do contrato Nº 009/2012

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES.

Contratada: Friogelo Serviços em Gerais Ltda ME.

Objeto: prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar condicionado do CRA-ES.

Forma de aquisição: Pregão Eletrônico nº 004/2012 – Processo Administrativo nº 006/2012.

Vigência: 12 (doze) meses, contados a partir assinatura do contrato.

Valor: mensal - R$ 517,00.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento da conta 3.1.32.28 no exercício de 2012.

Data da assinatura: 01/04/2012.

Adm. Marcos Félix Loureiro

Presidente do CRA-ES

Reg. CRA-ES nº 4.436

30/03/2012
Resumo do contrato Nº 007/2012

Contratante: Conselho Regional de Administração do Espírito Santo – CRA-ES

Contratado: Ponto das Placas Ltda ME.

Objeto: Contratação de empresa para fornecimento de placas de homenagem personalizadas.

Forma de aquisição: Dispensa de licitação, nos termos da Lei nº 8.666/93. Processo Nº 040/2012.

Vigência: 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato.

Valor: O valor unitário da placa de homenagem, tipo troféu, é de R$ 67,80.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 3.1.21.02.

Data da assinatura - 20/03/2012

Adm. Marcos Félix Loureiro

Presidente do CRA-ES

Reg. CRA-ES 4.436

Página: 1 99 100 101 103 104 105 166


Logo CRA
Sede do CRA/ES
Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES – CEP: 29.050-632
Telefax: 27 2121.0500

VOLTAR PARA O TOPO

Desenvolvido por BrascomTi