CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

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Espírito Santo, 24 de 08 de 2016.



Notícias

17/11/2011
HOJE! Ação de Mobilização ‘‘Diálogos sobre Práticas de Ética e Integridade Empresariais’ PARTICIPE!

A Controladoria-Geral da União (CGU), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/ES) e o Conselho Regional de Administração (CRA-ES) têm a honra de convidá-lo(a) para participar da Ação de Mobilização ‘‘Diálogos sobre Práticas de Ética e Integridade Empresariais’’, a ser realizada no âmbito do Programa Conversa com Empresas.

Data: 23 de novembro de 2011 (quarta-feira)

Horário: 14 às 17h30

Local: Auditório do CRA-ES - Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira - Vitória/ES

Favor confirmar a presença, até 18 de novembro de 2011, por e-mail craes@craes.org.br ou tel. (27) 2121-0504.

Objetivo Geral: A promoção de ações de prevenção da corrupção no setor privado tem por objetivo geral dialogar com empresas sobre seu papel na consolidação de um ambiente íntegro e de combate à corrupção.

Público Alvo: Associações ou Federações representativas de empresas em diversos segmentos, Conselhos de Classe e Profissionais Liberais do Estado do Espírito Santo, visando orientação e diálogo acerca da adoção de boas práticas no relacionamento entre os setores público e privado, tendo por base os normativos sobre ética e integridade vigentes para a Administração Pública Federal em seu relacionamento com o setor privado.

Conteúdo Programático: A corrupção é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento econômico e social em todo o mundo, afeta governos e, indistintamente, cidadãos e instituições privadas. No setor privado, as práticas de corrupção, ao criarem, em curto prazo, aparentes vantagens às empresas, dão a falsa impressão de que a corrupção pode ser vantajosa. Entretanto, a corrupção distorce a competitividade, estabelecendo formas de concorrência desleal e deteriorando os mecanismos de livre mercado, o que gera insegurança no meio empresarial, afugenta novos investimentos, encarece produtos e serviços e destrói a ética nos negócios.A participação do setor privado no enfrentamento do problema assume, portanto, especial relevância para a efetividade das políticas aticorrupção e para promoção de um ambiente público e privado de integridade e boa governança. As empresas devem se adequar às exigências da legislação brasileira, vedando qualquer prática de suborno, primando pela transparência e adotando práticas de integridade em sua relação com o setor público e demais stakeholders.

17/11/2011
Global Business School abre inscrições para Cursos de MBA Executivo do Ibmec

O Global Business School, compreendendo as necessidades das empresas e gestores do Espírito Santo, assumiu o desafio de criar um centro de referência em negócios no Estado.

O Global Business School trata-se de um projeto pioneiro por reunir características únicas, tais como:

  • Parceria com o Ibmec, uma das melhores escolas de negócios do país, trazendo programas de pós-graduação que cobrem desde a Gestão de Negócios e Finanças até o LL.M. Direito Corporativo, Marketing e Gestão de Projetos, garantindo um elevado padrão de qualidade para executivos e empresas de todo o Sudeste.
  • Metodologia didática que alia teoria e prática, e corpo docente que reúne vivência empresarial e excelência acadêmica, possibilitando aos alunos a aplicação imediata dos conceitos expostos.
  • Infra-estrutura inspirada no mundo corporativo e nas escolas internacionais de negócios, criando um ambiente catalisador da troca de experiências.
  • Estímulo à construção de redes de relacionamento que possibilitem ao executivo a troca de experiências entre pares, bem como o acesso privilegiado ao mercado de talentos.O MBA Executivo do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais com formação superior variada que necessitam de conhecimentos diferenciados. Ao longo do curso, os alunos discutem situações de negócios em um ambiente de troca de experiências, simulação de liderança e tomada de decisão, desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuarem num mundo de negócios de alta complexidade e dinamismo.

Público-Alvo

O MBA Executivo do Ibmec é aberto a profissionais, com formações diversas, tais como engenheiros, economistas e profissionais liberais. O programa tem caráter generalista com ênfase especial na capacidade de trabalho em equipe, no processo de tomada de decisão e no pensamento estratégico, aspectos-chave da formação do gestor moderno.

MBA Controladoria e Finanças

  • Carga Horária Total: 396 horas (475 horas/aula)
  • Aulas quinzenais, às sextas e sábados, sendo:
  • Sexta: 18:30h às 22:30h
  • Sábado: 08h30 às 17h30, com 1 hora de intervalo para almoço

MBA Gestão de Projetos

  • Carga Horária Total: 396 horas (475 horas/aula)
  • Aulas quinzenais às Terças, Quartas e Quintas das 18:30h às 22:30h

MBA Gestão de Negócios

  • Carga Horária Total: 396 horas (475 horas/aula)
  • Aulas quinzenais, sextas e sábados, sendo:
  • Sexta: 18h30 às 22h30
  • Sábado: 08h às 17h, com 1 hora de intervalo para almoço

LL.M. Direito Corporativo (Legal Law Master)

  • Carga Horária Total: 360 horas (432 horas/aula)
  • Aulas quinzenais, às Sextas e Sábados, sendo:
  • Sexta: 18:30h às 22:30h
  • Sábado: 08h30 às 17h30, com 1 hora de intervalo para almoço

Processo de Seleção

Preenchimento da ficha de inscrição no site do Global Business School

  • (www.globalbs.com.br)
  • Agendamento de entrevista com o coordenador (em até 48h após o recebimento da
  • ficha de inscrição o call center do Global Business School entra em contato com o
  • candidato)
  • Entrevista com a Coordenação do Curso
  • Análise da ficha de inscrição e da entrevista pela Coordenação (o resultado do processo de seleção é enviado por e-mail em até 48h após a entrevista)
  • Matrícula no departamento financeiro do Global Business School

No ato da matrícula, o aluno deverá levar a seguinte documentação:

  • 2 fotos 3 x 4 recentes;
  • 2 cópias simples do RG;
  • 2 cópias simples do CPF;
  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • 1 cópia simples do currículo profissional;
  • 2 cópias autenticadas do diploma de graduação (frente e verso);
  • 2 cópias autenticadas da certidão de conclusão de graduação (apenas para quem ainda não estiver de posse do diploma. Mesmo com a entrega das cópias do referido certificado, o aluno deverá entregar 2 cópias autenticadas do diploma antes do término do curso);
  • 2 cópias autenticadas do histórico completo de graduação.

(*) Caso o candidato não possua o diploma no ato da matrícula, pode entregar 2 cópias autenticadas do certificado de colação de grau, sendo que o recebimento, por parte do aluno, do certificado é condicionada a entrega das 2 cópias autenticadas do diploma de graduação.

Informações e Inscrições:

  • Rua Engenheiro Guilherme José Monjardim Varejão, nº 275 - Lojas 01 e 02 e Salas 201 e 202, Enseada do Suá, Vitória – ES, CEP: 29.050-260
  • Telefone: (27) 3317-2008
  • E-mail de Contato: sac@globalbs.com.br
  • www.globalbs.com.br
16/11/2011
Curso Formação de Técnico de Operação de Plataforma de Petróleo e Gás Natural

Fest - Fundação Espírito Santense de Tecnologia promove Curso de Formação de Técnico de Operação de Plataforma de Petróleo e Gás Natural.

Registrados CRA-ES terão desconto de 10% para pagamento à vista

Carga Horária: 180h

Duração: 04 meses

Turmas:

  • 19h15 a 21h45 (terças, quartas e quintas-feiras)
  • 19h15 a 21h 45 (sexta) e 09h30 a 16h (sábado)

Valor: entrada e 4 parcelas de R$ 270,00

Disciplinas:

  • Introdução ao Petróleo e Gás Natural (12 horas)
  • Grandezas Físicas e Unidades (06 horas)
  • Elevação e Escoamento (09 horas)
  • Noções de Engenharia Submarina (12 horas)
  • Processamento Primário de Petróleo e Gás Natural (24 horas)
  • Processamento Primário de Água Produzida (12 horas)
  • Movimentação de Carga (12 horas)
  • Estabilidade de Embarcações (12 horas)
  • Garantia de Escoamento (09 horas)
  • Qualidade, Segurança Industrial, Meio Ambiente e Saúde (12 horas)
  • Medição de Fluídos (15 horas)
  • Instrumentação, Automação e Controle de Processo (15 horas)
  • Bombas (09 horas)
  • Compressores (09 horas)
  • Noções de NR-13 (06 horas)
  • Fluxograma e Isométrico de Tubulações (06 horas)

Informações: 3345-7555, 3335-2181 e 3335-2182 ou claudia.leal@fest.org.br

16/11/2011
Ação & Administração nº 66 (Outubro - Novembro)

Ação & Administração é o Informativo do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo e traz, nesta edição, Ação & Administração é o Informativo do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo e traz, esta edição traz um balanço dos eventos do Administrador e você vai conhecer as boas oportunidades que existem para Administradores e tecnólogos em gestão no interior do Estado.

Aproveite e boa leitura.

Clique aqui para visualizar.

16/11/2011
Administração é o curso com maior número de estudantes no país

O curso tem mais de 700 mil graduandos em todo o Brasil

Dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o curso de administração é o que tem maior número de estudantes no país: 705.690. Na lista das graduações mais populares, aparecem, na sequência, direito (694 mil), pedagogia (297 mil), enfermagem (244,5 mil) e ciências contábeis (244,2 mil). Os números referem-se apenas às matrículas dos cursos presenciais, que totalizam 3,1 milhões de estudantes.

Para o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, não é positivo que haja concentração da formação em áreas específicas. "Isso não é bom para o desenvolvimento do país, nem vantajoso do ponto de vista social e econômico. Temos que continuar trabalhando por meio de mecanismos de oferta que incentivem a criação de novos cursos e permitam ao aluno ter melhor visualização das vagas disponíveis", explica o secretário. Ele cita como exemplo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta criada pelo MEC em 2009, que reúne vagas oferecidas por diferentes instituições públicas de ensino superior e permite ao aluno pleitear uma delas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2010, foram oferecidos 3,1 milhões de vagas pelas instituições públicas e privadas em cursos presenciais e o dobro de estudantes se inscreveu nos processos seletivos em busca de uma delas. Entre os cursos com maior procura, o campeão foi direito: 632 mil candidatos para disputar uma das 218 mil vagas ofertadas. Em segundo lugar vem administração, com 617 mil inscritos, seguido por medicina, com 542 mil, pedagogia, com 268 mil, e enfermagem, com 257 mil.

Segundo Costa, houve um incremento de 45% no número de alunos que ingressaram nos cursos de engenharia – área considerada estratégica pelo governo e que sofre com a falta de mão de obra qualificada. "Pode não haver vaga no mercado de trabalho para tanto administrador que está se formando e, ao mesmo tempo, o Brasil precisa de outras carreiras", pondera o secretário.

Fonte: Administradores.com

16/11/2011
MMurad abre inscrições para Pós-Graduação 2012

A MMurad, escolhida, pelo quinto ano consecutivo, a melhor conveniada FGV do país, abre inscrições para os cursos de Pós-Graduação.

 

LL.M em Direito Empresarial

  • MBA em Direito Tributário
  • MBA em Gerenciamento de Projetos
  • MBA em Gestão Comercial
  • MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais
  • MBA em Gestão de Pessoas
  • MBA em Gestão de Saúde
  • MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
  • MBA em Gestão Empresarial
  • MBA em Logística e Supply Chain Management
  • MBA em Marketing
  • Pós-Graduação em Administração de Empresas 
  • Pós-MBA em Inteligência Empresarial
  • Pós MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos

 Para mais informações: www.mmurad.com.br ou 2125-4761 

11/11/2011
CRA-ES reúne Coordenadores de Cursos dos Campos da Administração

Para promover a discussão das Perspectivas sobre a Educação dos Campos da Administração, o CRA-ES reúne, no próximo dia 24 de novembro os Coordenadores de Curso das IES capixabas.

5° Fórum de Qualidade do Ensino de Administração

Ciclo de Palestras 2011: Construindo a Administração pela Educação

Data: 24 de novembro de 2011

Hora: 13h às 17h

Local: Auditório do CRA-ES  (Rua Aluysio Simões, 172 - Bento Ferreira, 29050-632 - Vitória – ES)

Programação:

Perspectivas da Educação Superior Censo da Educação Superior

Palestrante: Prof. Renan Carlos Dourado

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Coordenação de Educação Superior (CICGES)

O Ensino de Administração no Brasil

Palestrante: Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior

Diretor da Câmara de Formação Profissional - CFA

Cursos Tecnológicos: Estado Atual e Perspectivas Futuras

Palestrante: Prof. Marco Antônio Juliatto

Assessor da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Tecnológica

11/11/2011
Vagas para Coodenador de Recursos Humanos

Coordenador de Recursos Humanos

  • Empresa de médio porte do ramo de granito
  • Graduação em Administração.
  • Desejável Pós Graduação em Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos.
  • Experiência em Departamento Pessoal e Gestão de Recursos Humanos.
  • Habilidade com Sistemas ERP, desejável Mega.
  • Excel Avançado.
  • Desejável experiência com Saúde e Segurança e Serviços Gerais.
  • Benefícios: Assistência Médica, Alimentação, Vale Transporte

Coordenador de Recursos Humanos

  • Empresa de Médio Porte do Ramo de Serviços
  • Graduação em Administração.
  • Experiência em Gestão de Pessoas e nos processos de Recrutamento e Seleção, Treinamento.
  • Conhecimento nas rotinas de Departamento Pessoal.
  • Benefícios: Vale Transporte, Alimentação, Uniforme, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Auxílio Estudo e Participação nos Resultados.

Interessados devem se cadastrar no site: www.selecta-es.com.br e se candidatar à vaga de interesse.

11/11/2011
Plataforma do Conhecimento discute “GEAL - Grupo de Excelência de Administração Legal”

A plataforma visa proporcionar a formação do conhecimento, promovendo o encontro de especialistas em diversas áreas e a discussão de temas relevantes à Administração com a participação e interação da sociedade.

Na Plataforma, você encontrará ferramentas interativas como fóruns, enquetes, vídeos ao vivo e arquivados e outros recursos de redes sociais.

O Tema do dia 17 de novembro é “GEAL - Grupo de Excelência de Administração Legal”

1.TEMA:

“A importância da ADMINISTRAÇÃO LEGAL na profissionalização dos Escritórios de Advocacia, no posicionamento estratégico dos Departamentos Jurídicos e na aceleração do Poder Judiciário.”

2.DELIMITAÇÃO DO TEMA

Abordaremos o histórico da Administração Legal, sua evolução no Brasil.

O cenário será o do incremento da complexidade da administração dos Escritórios, dos Departamentos Jurídicos e do Poder Judicíário.

Nos Escritórios particularmente será abordado o dilema entre o Poder e Autoridade que advém do paradigma Propriedade x Gestão.

Importantes áreas da Administração serão abordadas como por exemplo a questão da Gestão do Capital Intelectual; da Remuneração de Distribuição de Resultados a Sócios e Advogados; do Plano de Carreira e Retenção de Talentos; da Comunicação e do Endomarketing para a implantação dos Projetos e o desa_ o de administrar a terceirização.

3.O PROBLEMA

Nosso trabalho está focado no desenvolvimento e disseminação de conteúdo. Buscamos sistematicamente respostas a perguntas como :

1. Qual a importância da presença do administrador no ambiente legal ?

2. Qual são os desafios do profissional da administração no ambiente legal ?

3. Quais são as contribuições do administrador atuando nos três pilares da administração legal ?

4. Como o crescimento dos escritórios traz complexidade para sua administração

Estes são os questionamentos que desejamos dividir através da Plataforma do Conhecimento para receber contribuições de todos os participantes.

4.OBJETIVO

É desejo dos Membros do GEAL levar nossa mensagem destacando a importância desta nova área, deste novo nicho, para os Administradores, baseado nas seguintes premissas :

1. É UMA ÁREA RELATIVAMENTE NOVA PARA OS ADMINISTRADORES ATUAREM.

2. É UMA ÁREA NA QUAL PODEMOS DAR GRANDES CONTRIBUIÇÕES.

3.O CRESCIMENTO DOS ESCRITÓRIOS TRAZ COMPLEXIDADE PARA SUA ADMINISTRAÇÃO EXIGINDO

PRESENÇA DE ESPECIALISTAS.

5.JUSTIFICATIVAS

Administração Legal é um tema amplamente conhecido nos paises onde a profissionalização da administração dos escritórios tornou-se realidade há muitos anos.

No Brasil este movimento atingiu os escritórios de advocacia por volta do final dos anos 90 e início do ano 2000 quando as grandes bancas começaram seu movimento de transformação em empresas de prestação de serviços jurídicos.

Este mercado de trabalho é uma grande oportunidade para os administradores pois é um dos nichos pouco explorados.

O GEAL – CRASP tem tido oportunidade de discutir e aprofundar o tema desde 2004, trazendo importantes contribuições com a geração de conteúdo, encontros e palestras abertos à toda a comunidade interessada na matéria.

ADM ROGÉRIO GÓES

Coordenador do GEAL – CRASP

Participe! Acompanhe aqui ou no twitter @p_conhecimento

Plataforma do Conhecimento “GEAL - Grupo de Excelência de Administração Legal”

Dia 17/11/2011

Hora: das 10h 

11/11/2011
Plataforma do Conhecimento vai discutir “A crise da Ética no mundo”

A plataforma visa proporcionar a formação do conhecimento, promovendo o encontro de especialistas em diversas áreas e a discussão de temas relevantes à Administração com a participação e interação da sociedade.

Na Plataforma, você encontrará ferramentas interativas como fóruns, enquetes, vídeos ao vivo e arquivados e outros recursos de redes sociais.

O Tema do dia 16 de novembro é “A crise da Ética no mundo”

1.TEMA: “A crise da Ética no mundo”

2.DELIMITAÇÃO DO TEMA O objetivo é explorar as dificuldades em implementar a Ética no mundo contemporâneo, tendo em vista os sucessivos eventos e escândalos que são noticiados. Para isso iremos analisar as “pedras no caminho” da vivência ética numa primeira parte, No segundo modulo iremos discutir se é possível acabar com a corrupção.

3.O PROBLEMA É possível ser Ético tendo em vista a quantidade de atos contrários a mesma?

4.OBJETIVO Esta análise visa explorar as difi culdades com o comportamento ético na sociedade civil e governamental e deduzir parâmetros ou guias para tentar reverter a situação presente.

5.JUSTIFICATIVAS Gostariamos de levar a comunidade a repetir sobre o tema e tomar então ações proativas para restaurar um maior nível ético nas transações e comportamentos.

Programação:

  • Apresentação
  • 1° Bloco: As Pedras no caminho da Ética
  • 2° Bloco: É possível acabar com a corrupção?
  • Perguntas sobre a discussão do 2º bloco

Participe! Acompanhe aqui ou no twitter @p_conhecimento

Plataforma do Conhecimento“A crise da Ética no mundo”

Dia: 16/11/2011

Hora: 17h

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Logo CRA
Sede do CRA/ES
Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES – CEP: 29.050-632
Telefax: 27 2121.0500

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