CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

FBTW

Espírito Santo, 23 de Julho de 2014.



Notícias

10/07/2008
O CRA/ES firma convênio com a Junta Comercial para acesso a base de dados de registros mercantis.

A iniciativa é parte das ações do CRA/ES para dar mais agilidade e mais eficiência na tramitação dos processos administrativos, instaurados em face de pessoas físicas e jurídicas, que exercem atividades privativas da Administração sem estarem habilitadas. Através do convênio, os fiscais vão poder acessar, via internet, os dados da JUCEES para verificar o objeto social das empresas, sócios e responsabilidades das empresas ou pessoas envolvidas em processos de fiscalização do exercício da profissão do Administrador.

O presidente da JUCEES, Marcelo Zanúncio Gonçalves, explicou que o convênio vai facilitar o acesso dos fiscais ao Siarco (Sistema Nacional de Registro Mercantil), que contém todas as informações sobre empresas - composição societária, capital, endereço etc. “Trata-se de uma importante ferramenta no atendimento as ações de fiscalização do CRA/ES em defesa da sociedade”, observou.

O presidente do CRA/ES, Adm. Hércules da Silva Falcão, disse que “o convênio vai possibilitar ao fiscal uma maior amplitude no alcance das suas ações, além de maior celeridade e eficácia na conclusão dos processos administrativos fiscais instaurados. A partir de agora, nós vamos ter acesso direto, on-line, ao sistema eletrônico da Junta Comercial, o que será de fundamental importância para tramitação dos processos instaurados pelo CRA/ES por facilitar as ações fiscalizatórias e acrescentando a esse serviço prestado à sociedade uma melhor qualidade, além de contribuir para uma fiscalização mais contundente do exercício”.

08/07/2008
Nota de Repúdio

Além de ter sido produzido no exterior, publicado com uma tradução em português, o texto se refere a escolas de negócios e não se aplica à Administração brasileira. O conteúdo da matéria trata, especificamente, sobre estudantes, não sobre a conduta dos profissionais de Administração.  

Ao publicar o título “Plagiar é especialidade dos Administradores”, o jornal Valor Econômico cometeu um grave erro ao qualificar de forma leviana e ofendendo toda uma categoria profissional – uma das mais significativas e numerosas em quantidade de profissionais no mercado de trabalho brasileiro – os Administradores.

A Administração é uma profissão regulamentada pela Lei Federal n.º 4.769/65, que possui um sólido Código de Ética e inúmeros profissionais de grande valor na sociedade brasileira, que se pautam pela seriedade e compromisso social. 

O Administrador profissional não é especialista em plágio e não aceita esse tipo de tratamento advindo de qualquer setor da sociedade brasileira.   

Contando com o bom-senso dos editores do jornal Valor Econômico, o CRA/ES espera que esse grave erro seja retificado em próxima edição da estimada publicação.

03/07/2008
Edital do Pregão Presencial nº001/2008 - CRA/ES
O Edital do pregão presencial nº001/2008 encontra-se disponível no link Licitações.
01/07/2008
Atualize seu endereço!
20/06/2008
Curso de Habilitação profissional em Cálculos Trabalhistas na FABAVI

O curso Cálculos Trabalhista será realizado na nova sede da FABAVI Vitória, que fica na Rua Joaquim Leopoldino Lopes, 230, Consolação, atrás da D&D da Avenida Vitória.  As aulas serão nas segundas e terças-feiras, de 18h50m as 22h20m. 

Na aula inaugural do curso, que será no dia 14 de julho, às 19 horas, no Auditório da FABAVI Vitória, o Dr. Luiz Cláudio dos Santos Branco, Juiz da 8ª Vara do Trabalho de Vitória/ES, proferirá palestra aos participantes com o tema “Cálculo de Liquidação em Processo Trabalhista”.  

O curso tem a carga horária de 224 horas/aula, distribuídas em 96 horas de fundamentos teóricos e 128 horas de estudos, com o seguinte conteúdo programático:

          Língua Portuguesa Aplicada;

          Legislação Trabalhista;

          Execução em Processo de Trabalho;

          Elaboração de Planilhas – Excel

          Metodologia Aplicada ao Laudo de Cálculo;

          Cálculo de Execução: Hora extra;

          Cálculo de Execução: Insalubridade/Periculosidade. 

Corpo Docente.

Prof. Luiz Cláudio dos Santos Branco, Juiz da 8ª Vara do Trabalho de Vitória/ES.

Profª. Ana Paula Tauceda Branco, Advogada Trabalhista e Constitucional, Mestre em Direito Constitucional.

Prof. Antonio Waldemir P. Coutinho, Advogado Trabalhista.

Prof. Caio Monteiro de Barros e Couto, Bacharel em Letras c/Licenciatura em Português.

Prof. Cláudio Rubens Nascimento Ramos, Administrador, pós-graduado em Recursos Humanos.

Prof. Marcos Silva de Santana, Contador. 

Mais informações e inscrição:

PERITO ON LINE

Rua da Alfândega, 22, sala 803, Ed. Sarkis, Centro de Vitória/ES, telefone (27) 3233-0830

www.peritonline.com.br 

FABAVI Vitória

Rua Joaquim Leopoldino Lopes, 230, Consolação, Vitória/ES, telefone (27) 3350-0018

www.fabavi.br/pos 

19/06/2008
Resumo do contrato nº. 007/2008

Forma de aquisição: Dispensa de licitação - processo administrativo nº. 044/2008.

Vigência: 19/06/08 a 18/06/09

Valor: Monopólio estatal – valores conforme tabela da ECT em vigor.

Dotação orçamentária: recursos conforme orçamento do exercício na conta 3139.04.

Data da assinatura - 19/06/2008

 

Adm. Hercules da Silva Falcão

Presidente do CRA/ES

 

18/06/2008
6º Prêmio Eliseu Martins - Bolsas para Mestrado

Lançado em 2003, o Prêmio Prof. Eliseu Martins surge para incentivar a produção de pesquisas, assim como o conhecimento e a reflexão sobre as ciências empresariais. Com a promoção da ArcelorMittal Tubarão, o prêmio também conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), do Conselho Regional de Economia (Corecon-ES), do Conselho Regional de Administração (CRA/ES) e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

A premiação é considerada uma das maiores do Brasil na área de negócios e oferece aos três primeiros colocados bolsas de estudo integrais para os cursos de Mestrado da FUCAPE, bolsas de iniciação científica e experiência de imersão na Controladoria da ArcelorMittal Tubarão. O primeiro colocado terá ainda a chance de apresentar seu trabalho no Seminário Técnico de Controladoria da ArcelorMittal Tubarão.

Além disto, o trabalho mais votado pelos internautas que visitam o site - o júri popular - recebe uma viagem à Salvador com direito à acompanhante.

Mais informações: www.fucape.br

18/06/2008
Administrador alerta: por falta de Administradores públicos, em 2012, boa parte do Brasil pode parar.

Em artigo publicado na Revista Veja, edição 2065, ano 41, nº. 24, de 18 de junho de 2008, o Administrador Stephen Kanitz, afirma que, se o trânsito em São Paulo parar por congestionamento terminal, o Brasil vai sofrer conseqüências graves. O argumento de Stephen é que mais de 50% das grandes empresas do país se localizam na capital paulista e o descaso com soluções para melhorar o trânsito advindo da precária Administração Pública é a principal causa de tal calamidade. ”Administradores públicos treinados nas melhores escolas do Brasil são sistematicamente preteridos para cargos de ministros, cargos de confiança e postos de comando”, comentou o Administrador no artigo. Leia o artigo completo no link a seguir:  http://www.kanitz.com/veja/administrador_publico.asp 

Fonte: Conselho Regional de Administração/RJ - Atualidades - número 34 

09/06/2008
Administrador publica livro sobre Plano de Negócios

Didaticamente organizado e de fácil compreensão, reúne, de forma objetiva e consistente, os elementos indispensáveis para a elaboração de planos de negócios. 

A cada seção-chave do livro (escopo do plano de negócios proposto), há exemplos de um plano real. Ao final do livro se terá, portanto, um plano de negócios real, montado passa a passo. 

Além disso, com o intuito de capacitar o leitor por meio de uma abordagem centrada nele, ao final de cada seção-chave da obra há subseções intituladas “Hora de praticar!”, que reproduzem as telas de entrada de dados do software para elaboração de plano de negócios Profit, de autoria do professor Lacruz em parceria com a ETM Sys (cujo download pode ser feito pelos leitores da obra gratuitamente no site www.profit-pn.com.br). 

O Administrador disponibilizou também slides da obra, em MS-PowerPoint, em seu site www.adonailacruz.com.br. 

A abordagem didática do livro visa a acentuar a aprendizagem dos leitores e alunos, bem como a auxiliar professores na elaboração de condução de suas aulas: descrição dos objetivos de aprendizagem a cada parte do livro; bibliografia ao final de cada capítulo e remissões a referências no corpo do texto (em notas de rodapé), no intuito de orientar a pesquisa sobre mais detalhamentos dos assuntos abordados; questões para discussão ao final de cada parte da obra. 

Atualmente o livro está sendo utilizado como referência para o projeto faculdade-empresa, desenvolvido pela FABAVI (Vitória, Vila Velha e Laranjeiras) e de disciplinas de empreendedorismo na UNIPAC/Aimorés (MG).

O Adm. Adonai José Lacruz tem mestrado em economia empresarial (concentração em finanças e investimentos das empresas). É professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação, palestrante e consultor de empresas.

06/06/2008
13º CONAD - Congresso Nacional de Administração

Vivemos uma era de grandes mudanças. Todos os dias, a cada momento e em todo lugar, o homem se vê diante de novos desafios. É como se a Terra girasse mais rápida. As transformações, cada vez mais frenéticas, que há tempos o mundo vem sofrendo, modelaram uma nova sociedade.  

Existe uma consciência de que mudanças ainda maiores estão por vir. E isso já é sentido na relação capital/trabalho; no perfil do novo líder, que educa e forma pessoas cada vez mais livres para criar, e na globalização não só dos cenários econômico, político e social, mais, sobretudo, dos valores humanos.  

Ser excelente e competitivo se dá através da cooperação, das parcerias e do trabalho em equipe. As informações chegam a tempo real. Decididamente, vivemos a era do conhecimento, das descobertas e dos desafios que integram o pensar, o agir e o sentir num movimento incessante. 

A proposta do XIII CONAD é possibilitar intensa troca de percepções e análise sobre a realidade nacional, à luz da Ciência da Administração. Durante 3 dias teremos a oportunidade de conhecer as tendências e rumos do futuro, debatendo sobre polêmicos assuntos. Sua presença é importante para atingirmos o objetivo do XIII CONAD.  

Mais informações no site:www.conad.adm.br

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