CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO / ES

FBTW

Espírito Santo, 26 de Maio de 2017.



Notícias

Voltar

15/03/2017
Negócios familiares exigem cautela e profissionalização

O CEO da Artalit Raphael Cassaro, falou sobre Gestão familiar, certificações e novas práticas de RH para plateia no CRA-ES

O diretor executivo do Grupo Argalit, Raphael Cassaro, foi o palestrante do Seminário Boas Práticas deste mês. O evento, que aconteceu na última terça-feira (14), no auditório do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), contou com um público expressivo que teve acesso a informações importantes sobre gestão familiar, certificações, novas práticas de Recursos Humanos, entre outros assuntos.

Foi um momento muito importante para os administradores e estudantes da área. A troca de experiência e o conhecimento abordado no encontro vão enriquecer as práticas da gestão realizadas dia a dia”, pontuou o superintendente do CRA-ES, Pedro Cipriano Prêmoli, registro 0262.

Entre as abordagens de Raphael Cassaro podemos destacar os motivos pelos quais é importante dedicação e cautela em negócios familiares. Segundo o palestrante “Hoje 90% das empresas no Brasil têm esse perfil. Do total, somente 30% sobrevive à transição de pai para filho. Dessas, apenas 5% resiste e é passada para os netos. Ainda vale destacar que 70% dos negócios familiares encerram as atividades logo após a morte do fundador”, informou.

Por esse motivo, Cassaro defende a necessidade de profissionalização e capacitação adequadas ao ramo de atividade da empresa. Essa etapa influenciará de forma direta a qualidade dos serviços prestados. Com naturalidade, o negócio vai crescer e demandar certificações para consolidação no mercado. “Hoje, infelizmente, temos um número muito baixo de negócios certificados. Um exemplo é o título da OHSAS 18001. Do universo de R$ 10 milhões de empresas apenas mil são certificadas. Isso representa 1%. É pouco”, disse.

Por que as empresas ainda não são certificadas? De acordo com Raphael Cassaro o empresariado brasileiro tem a imagem de que os títulos de certificação são onerosos para seu negócio. “E precisamos considerar também a dificuldade deles venderem essa ideia para o colaborador, que é quem vai implantar as modificações”, acrescentou.

Por isso, na avaliação do palestrante, desenvolver práticas eficazes e sólidas de Recursos Humanos fará a diferença para que as empresas consolidem suas políticas. Segundo ele, há hoje no mercado ferramentas eficientes e baratas que são um importante auxílio para retenção de talentos. Além disso, um plano de carreira contemplando benefícios e salários agregarão. “Contudo, não podemos esquecer que o clima da em empresa é o mais importante”, destacou Cassaro.

Confira AQUI o material da palestra.
Confira AQUI as fotos do evento.

 


Logo CRA
Sede do CRA/ES
Rua Aluysio Simões, nº 172 – Bento Ferreira, Vitória/ES – CEP: 29.050-632
Telefax: 27 2121.0500

VOLTAR PARA O TOPO

Desenvolvido por BrascomTi